Escolas participam de programação especial no CTG Tropeiro Velho

Publicado 19/09/2018 00:00
Atualizado 19/09/2018 10:41

Atividades especiais foram realizadas durante os festejos da Semana Farroupilha da entidade.

Com o lema "Um povo sem tradição, morre a cada geração", o CTG – Centro de Tradições Gaúchas – Tropeiro Velho vem buscando apresentar parte da cultura gaúcha a pequenos grupos de estudantes do município de Sinimbu. Durante os Festejos Farroupilhas, dois dias foram reservados para receber os pequenos na sede da entidade, em Alto Sinimbu, e tentar mostrar de perto alguns costumes dos gaúchos, acompanhados de um pouco de diversão.

A Semana Farroupilha do CTG Tropeiro Velho iniciou no sábado, dia 15, com a chegada da Chama Crioula. Na segunda-feira, dia 17, e ontem, dia 18, escolas do município participaram da programação. Na segunda, pela manhã, foram os alunos na Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Adolfo Boettcher e, à tarde, foi a vez das Emefs Pinheiro Machado e Ipiranga. Ontem estiveram no CTG as Emefs Nossa Senhora da Glória (4º e 5º ano), Padre Manoel de Nóbrega e Padre José de Anchieta e os pequenos da Emei – Escola Municipal de Educação Infantil – Criança Feliz.

Explicações sobre a busca da Chama Crioula, regras do chimarrão, cuidados com o cavalo e um pouco sobre ritmos gaudérios foram repassados no galpão da entidade. Mas a alegria das crianças ocorreu mesmo ao poderem andar a cavalo, muitos pela primeira vez. Além disso, também foi disponibilizado uma charrete e um trator puxando uma carroça, que fez o retorno em todo o parque.

A iniciativa já foi realizada outras vezes, porém o público atingido foi inferior. Este ano, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou o transporte, foi possível realizar essa atividade, despertando em mais crianças o amor pelas tradições gaúchas.

Para a integrante da patronagem do CTG, Karin Knod, a dificuldade ainda está em não ter a didática de um professor para expor o assunto às crianças. “Mas a curiosidade delas, transforma esse aprendizado. O empenho de diversos sócios da entidade, que comparecem ao
longo do dia para auxiliar nessa experiência, deixa claro o quanto é gratificante ver o sorriso espalhado no rosto de uma criança e ver a cultura gaúcha se expandindo em nosso município”, revela Karin.

Alunos andaram a cavalo, passearam de charrete e de carroça.