Administração Municipal entrega a LDO 2019 à Câmara de Vereadores

Publicado 05/09/2018 00:00
Atualizado 05/09/2018 16:34
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento,Secretaria de Obras e Trânsito Municipal,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, e a contadora do município, Carini Müller, entregaram na sexta-feira, dia 31, a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias – 2019 para o presidente da Câmara de Vereadores de Sinimbu, Gerson Maas. A documentação reúne as diretrizes gerais para a elaboração do orçamento do próximo ano, que deve ser entregue a Câmara em novembro.

Conforme a justificativa enviada com o Projeto de Lei da LDO, a elaboração da Lei levou em consideração a estimativa de arrecadação para o exercício de 2019, 2020 e 2021, tendo como base uma inflação anual de 4,25% para 2019, 4,02% para 2020 e 3,94% para 2021, sendo estes os índices de inflação média projetados pelo IBGE. Para reestimar o ano de 2018, além do critério de inflação, foi utilizado o comportamento da arrecadação dos últimos três exercícios quanto às receitas próprias.

Já com relação às maiores fontes de receita (ICMS, FPM, IPI, IPVA, FUNDEB, SALÁRIO EDUCAÇÃO) foi utilizado a projeção disponibilizada no site da Sefaz RS, no link estimativas das principais transferências constitucionais e legais. Com relação à transferência de Convênios, projetou-se para 2019 o valor de R$ 11.025.850,00 de acordo com os pleitos encaminhados junto ao Governo Federal, tanto em emendas parlamentares como emendas voluntárias.

Sendo assim, a receita projetada para 2019 resultou em R$ 33.224.887,23 de Receitas Correntes e R$ 11.439.250,00 de Receitas de Capital, totalizando o valor de R$ 41.380.262,23. No que se refere a previsão das despesas, a LDO foi elaborada apurando o gasto de pessoal e encargos sociais, considerando o crescimento vegetativo da folha nos últimos anos e a inflação para o período, pagamento de encargos e amortização da dívida, cálculo da reserva de contingência, e por fim, para haver equilíbrio entre as receitas e despesas, foi necessário reduzir a projeção das despesas de manutenção das atividades, comparado com as despesas realizadas em anos anteriores.

LDO foi entregue pela prefeita Sandra e contadora Carini ao presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Maas.