Agricultoras de Sinimbu participam do curso em Caxias do Su


Publicado 03/09/2018 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M
Aline Haag

Sinimbuenses participaram do curso de Boas Práticas de Fabricação no Centro de Treinamento de Agricultores da Emater, em Fazenda Souza.


Na semana passada entre os dias 27 a 31 de agosto, Janice Fredrich Hirsch, Marlise Knobloch e Marlise Fredrich Spiegel participaram do curso de Boas Práticas de Fabricação, no Centro de Treinamento da Emater em Fazenda Souza, Caxias do Sul. O curso é pré-requisito para legalização das agroindústrias que as sinimbuenses estão implantando em suas propriedades, com o auxílio de familiares.

O curso abordou conteúdos como microbiologia, conservação dos alimentos, legislação local e instalação de agroindústrias, qualidade da água, efluentes, higiene do manipulador, higienização e sanitização, controle de processos, rotulagem, controle de vetores, armazenagem e transporte. Além disso, as participantes visitaram à Unidade de Processamento de Frutas e Hortaliças do Centro de Formação, elaboraram um Procedimento Operacional Padrão - POP e um manual de boas práticas de fabricação.

Conforme a extensionista rural social da Emater, Paula Sabrina Mallmann, o Centro de Formação possui ainda outros cursos, tais como Vinificação, Processamento de Frutas e Hortaliças - Doces e Salgados, Processamento Artesanal de Leite e Gestão de Agroindústrias. “Além desse Centro de Formação, a Emater ainda conta com outros sete Centros no estado: em Teutônia, Nova Petrópolis, Montenegro, Canguçu, Não Me Toque, Erechim e Bom Progresso. Nesses Centros estão disponíveis outros cursos como Bovinocultura de Leite, Produção de Morango em Substrato/Sem Resíduo de Agrotóxico, Apicultura, Fruticultura Agroecológica, Criação de peixes, Panificação, Inseminação artificial de bovinos, processamento artesanal de carnes, dentre muitos outros”, detalha

Os Centros de Formação estão abertos para todos os agricultores e agricultoras. Os cursos possuem duração de dois a cinco dias. “A Cooperativa Sicredi é uma forte parceira, subsidiando parte do valor dos cursos aos seus cooperados, oportunizando uma formação de qualidade aos agricultores. Aos agricultores e agricultoras que se interessarem, podem procurar o escritório Local da Emater para saber mais informações a respeito dos cursos”, finaliza Paula.

Divulgação
Curso é pré-requisito para legalização das agroindústrias que as sinimbuenses estão implantando em suas propriedades.
Curso é pré-requisito para legalização das agroindústrias que as sinimbuenses estão implantando em suas propriedades.