Sinimbu sediou etapa da Mostra Científica do projeto Verde é Vida

Publicado 20/08/2018 00:00
Atualizado 20/08/2018 15:58
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo

52 trabalhos realizados em escolas de toda região foram apresentados e avaliados ao longo do evento.

O município de Sinimbu foi sede na sexta-feira, dia 17, da 1ª etapa da Mostra Científica do projeto Verde é Vida. 52 pesquisas científicas desenvolvidas por alunos de toda região foram apresentadas durante a mostra. Os cinco melhores foram selecionados e serão apresentados na 2ª fase da Etapa Regional, que acontecerá em setembro em Vera Cruz.

Durante a abertura da programação, realizada no ginásio da escola Nossa Senhora da Glória, a secretária de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu, Mariane Panke, destacou a importância e alegria do município em receber um evento regional desse porte. Ela frisou ainda as parcerias envolvidas e o empenho de alunos e professores, que ultrapassa o projeto em si e acaba se tornando um aprendizado para toda a vida. “Dessa Mostra sairão muitos frutos. Não é somente uma competição. É um evento para a troca de conhecimento”, disse.

O tesoureiro da Afubra, Marcílio Drescher, falou da importância da Mostra Científica dentro do Verde é Vida, cujo projeto somente acontece graças às parcerias. “Todos os trabalhos são maravilhosos e preciosos”, disse. Ele também aproveitou para pedir a valorização dos trabalhos apresentados e todos os envolvidos. “Todos foram feitos com carinho e dedicação”, completou.

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, também frisou a importância do conhecimento e do evento em si. “Não é uma disputa, mas sim uma troca de ideias. O conhecimento é levado para dentro das casas e também para as comunidades”, destacou. A prefeita também destacou a importância do evento e parabenizou alunos, professores e todos os demais envolvidos.

Ao longo do dia, os projetos das escolas de Sinimbu, Passo do Sobrado, Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Vale do Sol foram avaliados por diferentes pessoas. A comissão de avaliação, composta por alunos da Unisc, representantes de entidades parceiras da Afubra e colaboradores da Afubra, classificou cinco projetos que irão para a 2º fase da Mostra (veja abaixo). O trabalho selecionado em setembro irá representar a Região de Atuação Santa Cruz do Sul durante a 19ª Expoagro Afubra, que acontece de 26 a 28 de março de 2019.

Projetos classificados:

- Tabaco, dos alunos Samuel Ernesto Karmbeck e Alisson Ferreira Eisenhardt, orientados pelo professor Jardel Blank, da escola Frederico Augusto Hanemann, de Vera Cruz;

- Frutas Nativas, das alunas Louise Caroline Ress e Bruna Alana Regert, orientadas pela professora Daiana Carpes, da escola Frederico Augusto Hanemann, de Vera Cruz;

- Cultivando e conhecendo noz pecan, das alunas Djenifer Winck e Milena Regert, orientadas pelo professor Alex Luis Finkler, da escola Emanuel, de Santa Cruz do Sul;

- Os benefícios da utilização de casca de alimentos, das alunas Isabel Cristina Konzen e Madalena Krüger, orientadas pelo professor Alex Luis Finkler, da escola Emanuel, de Santa Cruz do Sul;

- Medicamentos vencidos e seus riscos na saúde do homem e do planeta, das alunas Larissa Eduarda Wermuth e Luana Fantiny Staub, orientadas pela professora Ivani Terezinha Schuh, da escola Monte Alverne, de Santa Cruz do Sul.

Mostra apresentou pesquisas realizadas pelos alunos nas escola, propriedade das famílias ou comunidade.

Cinco projetos foram selecionados e irão para a 2ª etapa da Mostra Científica.