Sinimbu receberá bolsistas do PIBID da Unisc

Publicado 17/08/2018 00:00
Atualizado 17/08/2018 08:53

Primeira escola a receber o programa será a Emef Nossa Senhora da Glória.

A Secretaria de Educação de Sinimbu confirmou que as escolas do município também terão bolsistas do PIBID -Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência -, um programa desenvolvido pela Unisc. Em um primeiro momento, os bolsistas atuarão na Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Nossa Senhora da Glória, no centro do município, no subprojeto do PIBID de Matemática e Computação.

Os bolsistas serão professores em formação de Computação e Matemática, coordenados pelo professor Lucas Tadeu Hinterholz, que revela que o PIBID retorna depois de alguns meses de atividades suspensas pelo governo. “O programa foi renovado pelo Governo Federal e o contrato atual do PIBID/CAPES com as universidades tem duração de 18 meses”, destaca. Ele completa dizendo ainda que há um forte apelo da comunidade científica do país para que o PIBID seja adotado como uma política de Estado permanente, visto sua importante contribuição na formação de professores pesquisadores no Brasil.

O QUE É O PIBID
O PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – é um programa que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do PIBID está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio. Os bolsistas participantes do Programa são remunerados e realizam atividades na escola de 8h a 12h, semanais auxiliando em monitoria de turmas, oficinas de programação, robótica e computação em turno inverso, desenvolvimento de materiais pedagógicos para as turmas e atividades de pesquisa científica.

Divulgação
Secretária de Educação Mariane Panke e o professor Lucas Hinterholz formalizaram a parceria com a Unisc para desenvolver o programa em Sinimbu.