Alunos aprendem a fazer pão na escola

Publicado 17/08/2018 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Projeto Ki Pão está sendo desenvolvido com os alunos do 6º ano B da Emef Nossa Senhora da Glória.

A turma do 6º ano B da Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Nossa Senhora da Glória está com um projeto especial. Com o auxílio da professora Sandra de Lima, os estudantes estão desenvolvendo o projeto Ki Pão, aprendendo a fazer diferentes receitas de pão na escola.

Conforme o projeto elaborado pela turma, o projeto Ki Pão procura resgatar através da produção de pães, a troca de conhecimentos e da própria autoestima de fazer e ser capaz de fazer. “Também acreditamos que a produção de pães, possa desenvolver o gosto pelo empreendedorismo social, como forma de empreender, em que o empreendedor monta um negócio, onde o seu maior objetivo não é gerar lucro financeiro, mas buscar promover a qualidade de vida das pessoas que estão envolvidas”, detalha o projeto da turma.

Conforme Sandra, o objetivo é que os alunos aprendam, de uma maneira diferente. “Eles estão aprendendo quanto se gasta para fazer um pão e quantos ingredientes são necessários. Nosso objetivo é vender o produto na escola e no final do ano promover uma confraternização entre a turma”, explica Sandra.

Entre as diversas receitas já testadas pelos alunos da Emef Glória estão o pão sovado, pão de batata e o pão colorido, que leva cenoura, espinafre e beterraba na receita. “É um projeto que possibilita aos alunos aprender utilizando e compartilhando conhecimentos de várias áreas, como a matemática, o português e a história”, completa a professora Sandra.

A fabricação de pães está acontecendo no refeitório da escola e conta com o apoio das serventes manipuladoras de alimentos da Emef Glória. Além dos alunos, as práticas de fazer pães também estão contando com a participação das mães, como foi o caso na semana passada, dia 8, quando duas mães auxiliaram os filhos. “Precisamos acreditar que nós seremos os responsáveis por simples mudanças de ser empreendedor e, sobretudo, ter um conjunto de habilidades que depende de talento e propensão pessoal, mas que também podem ser ensinada. É preciso ser autônomo, mas cooperar em equipes, despertando a vontade de se aperfeiçoar, crescer, criar, liderar e outros fatores importantes para quem almeja se tornar um empreendedor”, diz o projeto nas suas considerações finais.

Turma está aprendendo diversas receitas de pães.