Palestra explicou o que são PPPs e Concessões

Publicado 16/08/2018 16:00
Atualizado 16/08/2018 16:28
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento,Secretaria de Obras e Trânsito Municipal,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Objetivo é estudar alternativas para o abastecimento de água e esgotamento sanitário em Sinimbu.

A Administração Municipal de Sinimbu promoveu uma palestra na noite de ontem, dia 15, sobre PPPs – Parcerias Público Privadas – e concessões. O objetivo foi analisar a forma com que essas parcerias são realizadas e estudar a viabilidade de um projeto nesse formato para solucionar a questão do esgotamento sanitário e abastecimento de água em Sinimbu.

A palestra foi apresentada por Bruno Pereira, sócio da Radar PPP. Ele explicou os desafios das cidades brasileiras com relação aos serviços de saneamento e como funcionam as PPPs ou concessões para solucionar questões como essas. Conforme Bruno, através de uma concessão ou PPP, o município tem como vantagens pagar pela obra ou serviço, apenas depois que já estiver concluído ou sendo prestado.

Bruno detalhou ainda que para a elaboração de uma PPP ou concessão, um estudo detalhado precisa ser elaborado, levando em consideração custos, objetivos e formas de contratação. Ele fez referência ao Plano Municipal de Saneamento, que o município já possui desde 2011, mas que não avançou durante vários anos. Segundo ele, ter o Plano é um primeiro passo e fundamental para buscar soluções na questão do saneamento em Sinimbu.

Presentes no evento, integrantes do Tribunal de Contas se manifestaram de forma positiva em relação a iniciativa tomada pelo município em busca de uma melhor maneira para solucionar a questão do esgotamento sanitário. Além deles, também estiveram presentes na palestra representantes do comércio local, Cacis – Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sinimbu -, Comude – Conselho Municipal de Desenvolvimento -; Conselho Municipal do Meio Ambiente, vereadores, secretários municipais e comunidade em geral.

Para a prefeita Sandra Backes, uma PPP ou concessão pode ser uma das melhores alternativas para o município, uma vez que o Poder Executivo sozinho não possui recursos para obras desse porte. Sandra lembrou que se a questão do saneamento é a primeira meta apresentada em seu plano de governo é porque realmente é uma das maiores necessidades do município. “Essa palestra e esse debate vem para dar transparência e abrir um novo debate com a comunidade sobre o assunto”, disse a prefeita. Ela ressaltou ainda que resolver as questões do esgotamento sanitário e fornecimento de água de qualidade consequentemente gera uma melhor qualidade de vida para a população.

O secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho, completou dizendo que estudos deverão ser feitos para ver a viabilidade de parcerias público privadas ou concessões. Da mesma forma, Carlos frisou que é importante a opinião da comunidade a respeito do assunto e que os debates nesse sentido devem continuar mais a frente.

Palestra explicou os desafios das cidades com relação aos serviços de saneamento e como funcionam as PPPs ou concessões.