Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado visita Sinimbu

Publicado 15/08/2018 00:00

Victor Hugo Alves da Silva esteve em Sinimbu na manhã de segunda-feira, dia 13, prestigiando a assinatura dos termos do edital Sinimbu Mais Cultura e a posse do Conselho Municipal de Turismo.

Sinimbu viveu um momento histórico na manhã de segunda-feira, dia 13. Pela primeira vez, desde a emancipação, um secretário Estadual esteve no município. Victor Hugo Alves da Silva, secretário Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer veio ao município para conhecer a cidade e prestigiar a posse do Conselho Municipal de Turismo e a assinatura dos termos de compromisso e colaboração dos projetos selecionados no edital Sinimbu Mais Cultura.

O secretário Estadual foi recebido pela prefeita de Sinimbu, Sandra Backes. Acompanhado do diretor de Fomento da Sedactel – Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Rafael Balle, e do assessor Paulo Motta, ainda na chegada Victor Hugo elogiou os pontos turísticos do município, expostos através de banners na entrada do Centro Administrativo.

Após a recepção, Victor Hugo acompanhou a solenidade de posse do Conselho Municipal de Turismo e a assinatura dos termos do edital Sinimbu Mais Cultura, promovido através do convênio Pró Cultura RS – Estados e Municípios. Com a presença da banda da escola Nossa Senhora da Glória e integrantes das entidades beneficiadas com os recursos do edital, a solenidade contou ainda com apresentações artísticas e o pronunciamento das autoridades.

Durante a solenidade, a prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, destacou que receber a visita ilustre de um secretário Estadual é um momento marcante para um município como Sinimbu, uma cidade pequena e de poucos recursos, mas que possui valores humanos grandiosos. Sandra enalteceu também o trabalho desenvolvido na Secretaria de Educação, Cultura e Turimo, através de toda sua equipe, “Somos um município de mais de 80% agrícola. Temos uma natureza espetacular e temos vários pontos que merecem atenção e um olhar especial”, frisou a prefeita, citando pontos turístico do município. “Eu espero consolidar a nossa rota turística aqui em Sinimbu, pois nos finais de semana somos visitados por pessoas de toda região”, completou. “Não temos muitos recursos, mas temos ideias e pontos maravilhosos para serem explorados. E para isso estamos aqui, para através de programas como o Pró-Cultura, termos parcerias para melhorar a cultura, o turismo e o lazer em nosso município”, finalizou Sandra.

O diretor do Departamento de Cultura, Desporto e Turismo e presidente do CMD – Conselho Municipal de Desporto – de Sinimbu, Félix Weis, também fez uso da palavra e destacou as atividades desenvolvidas e promovidas pelo Departamento e CMD. Ele citou os campeonatos de futebol e futsal e o resgate cultural promovido através do Campeonato de Tiro ao Alvo e Torneio de Bolão de Mesa. Félix também destacou a importância de se criar um Conselho de Turismo no município e o potencial que Sinimbu possui nessa área.

O integrante da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu e responsável pelos projetos municipais, Lucas Hinterholz, falou do trabalho que será desenvolvido pelo Conselho Municipal de Turismo e destacou que Sinimbu é única, com paisagens lindas, pessoas hospitaleiras e gastronomia farta. Sobre a assinatura dos termos, Lucas disse que ver as entidades assinando a documentação é a realização de um sonho. “Em um ano de Conselho de Cultura, conseguimos aprovar quatro projetos, somando aproximadamente R$ 150 mil para o município”, comemorou.

A secretária de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu, Mariane Panke, agradeceu a presença de Victor Hugo no município. “Isso nos incentiva e motiva cada vez mais a irmos atrás dos nossos objetivos. Além disso, mostra que municípios pequenos, com menos habitantes também possuem a sua importância e o seu espaço”, afirmou. Ela disse que a visita do secretário é o resultado de um trabalho coletivo em prol da cultura local.

A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Janete Froemming disse que o momento foi histórico, uma vez que também comemorou o primeiro ano do Conselho Municipal de Cultura. Janete disse que a presença do secretário Estadual trouxe novos ânimos e despertou antigos sonhos, como ter uma casa de cultura e um museu no município.

Ao se pronunciar, Victor Hugo disse que durante a sua visita ao município conseguiu reviver a história de gaúchos e alemães e que levará consigo um bom exemplo de município que faz a diferença. “Sinimbu tem um tamanho muito maior do que todos imaginam. Eu ganhei mais um exemplo de município para citar nas minhas visitas por onde eu for. Existe sim e que bom, um município pequeno, com união comunitária, o Poder Público cumprindo o seu papel, com seus conselhos estruturados, com pouco recurso, mas fazendo a diferença”, afirmou.

Rafael Balle também fez uso da palavra durante a solenidade e visita ao município. Ele completou a fala de Victor Hugo e frisou que os novos passos que estão sendo dados em Sinimbu irão deixar um legado gigantesco no município. “Desejamos sucesso aos projetos que serão executados através do edital Sinimbu Mais Cultura”, concluiu.

Por fim, emocionado, o presidente da Câmara de Vereadores de Sinimbu, Gerson Maas, se pronunciou agradecendo o repasse de recursos para o município. O vereador disse que os recursos farão grande diferença para as entidades e, em especial, citou o grupo de danças Freundschafstanz, do qual já fez parte.

Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado esteve em Sinimbu na segunda-feira.

Victor Hugo elogiou os pontos turísticos do município e o trabalho realizado em prol da cultura e do turismo.

Secretário Victor Hugo recebeu uma lembrança do município da prefeita Sandra Backes.