Fórum Municipal de Educação promoveu reunião na sexta-feira


Publicado 08/08/2018 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag

Na sexta-feira, dia 3, os integrantes do FME - Fórum Municipal de Educação - de Sinimbu estiveram reunidos na Câmara de Vereadores. Acompanhados da secretária de Educação, Mariane Panke, o encontro coordenado pela coordenadora do Fórum Anita Brandenburg e pela coordenadora pedagógica Ani Staub, foi realizado para concluir o monitoramento do PME - Plano Municipal de Educação –, tendo como base o ano de 2017.

Durante o encontro, os integrantes realizaram o preenchimento de planilhas sobre o alcance ou não das metas e estratégias do PME. Além disso, analisaram o 2º relatório de monitoramento do PME.

SOBRE O FME

Os municípios brasileiros foram oficiados para realizar o monitoramento dos PMEs – Planos Municipais de Educação. Para isso, Sinimbu fez, em abril de 2016, o termo de adesão para a formação com assistência técnica desse monitoramento.

Um dos itens que faltava para o monitoramento no município de Sinimbu era a criação do FME. Dessa forma, no dia 3 de novembro de 2016, foi publicado o Decreto nº 2.129, que institui o Fórum. Através do Decreto que instituiu o FME, ficou determinado que o Fórum contaria com representantes de entidades diversas.

Dessa forma, participam do Fórum representantes da Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento; Secretaria Municipal de Administração; Conselho Municipal de Educação; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Cras e Assistência Social; Conselho do Fundeb; Conselho Tutelar; Entidades dos Profissionais da Educação (escolas do município); Conselho da Alimentação Escolar; Pais de Estudantes, Estudantes Universitários; e Comissão de Constituição, Redação e Bem Estar Social (Poder Legislativo). A composição atual consta na portaria nº 8.335, de 20 de junho de 2018.

Aline Haag
Encontro novamente abordou as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação.
Encontro novamente abordou as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação.