Alunos são premiados em concurso alusivo ao combate do Mosquito da Dengue

Publicado 19/07/2018 15:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Desenhos criados pelos estudantes serão transformados em adesivos para usar na campanha contra o mosquito Aedes Aegypti em Sinimbu.

As Secretarias de Saúde e Educação de Sinimbu, através do PSE – Programa Saúde na Escola – promoveram a primeira edição do Concurso Municipal da Campanha de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. Estudantes da rede pública municipal e estadual foram convidados a desenvolver um desenho e slogan que pudesse ser usado como adesivo na campanha contra o mosquito da Dengue. O resultado foi divulgado na tarde de hoje, dia 19.

Antes da premiação, a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, fez uso da palavra e disse que ficou feliz com o resultado da campanha. “Trabalhamos o combate ao mosquito Aedes Aegypti o ano todo, através dos agentes de saúde e o PSE também está sendo positivo nesse sentido. Ao incentivar os alunos a terem cuidados para evitar a proliferação do mosquito, estamos também incentivando os pais”, detalhou.

O secretário de Educação substituto, Félix Weis, deu os parabéns aos alunos participantes e vencedores e enalteceu o trabalho dos professores. “Parabéns aos profissionais envolvidos que fazem essa prevenção. A parceria entre as duas Secretarias com certeza é positiva”, destacou.

A prefeita Sandra Backes frisou que o trabalho de prevenção é muito melhor que um trabalho para corrigir determinado problema depois. “São pequenos detalhes que fazem a diferença. O trabalho nas escolas é fundamental, pois os alunos levam essas pequenas mudanças para suas casas”, finalizou.

RESULTADO

Na Categoria 1, que envolveu alunos da pré-escola, 1º e 2º ano, os candidatos precisavam apresentar apenas um desenho. O vencedor foi Natanael Lopes Henn, do 2º ano da Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental - Carlos Boettcher Filho.

Já na Categoria 2, os alunos do 3º ao 5º ano deveriam criar um desenho e um slogan, com no mínimo duas e no máximo cinco palavras. Nessa categoria, o vencedor foi Alan Knod Carneiro do 5º ano da Emef Ipiranga.

Na Categoria 3, destinada para alunos do 6º ao 9º ano, os candidatos deveriam criar um desenho e um slogan, com no mínimo três e no máximo seis palavras. Keslyn Vitória Leonhardt da Costa, do 9º ano A da Emef Nossa Senhora da Glória foi a vencedora.

O CONCURSO

O concurso teve como objetivo alertar e conscientizar a comunidade sinimbuense sobre como evitar a proliferação do mosquito. A criação do logotipo da Campanha de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti foi a proposta utilizada com os alunos. Este logotipo será utilizado para a confecção de adesivos, para divulgação da campanha.

Todas as escolas do município foram convidadas para participar. Dessa forma, a comissão julgadora, composta por pessoas de diferentes áreas, recebeu a inscrição de trabalhos das Emefs Carlos Boettcher Filho, Guararapes, Ipiranga, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Fátima, Padre José de Anchieta, Pinheiro Machado e Adolfo Boettcher. Porém, antes de chegarem nas mãos da comissão julgadora, cada escola selecionou apenas um trabalho em cada modalidade.

Na semana passada, a comissão avaliou os trabalhos inscritos. Analisaram os desenhos e slogans a enfermeira da Unidade Básica de Saúde Central, Gésica Busatto; nutricionista da Unidade Básica de Saúde Central, Daniela Kronbauer; representante da Secretaria de Educação, Mariane Werner Panke; profissional com experiência em Arte Visual, Odir Zanatta; e a profissional na área da Língua Portuguesa, Valmi Vileda Henn.

Keslyn Vitória Leonhardt da Costa, da Emef Nossa Senhora da Glória, recebeu a premiação na Categoria 3.

Natanael Lopes Henn, da Emef Carlos Boettcher Filho, recebeu a premiação na Categoria 1.

Alan Knod Carneiro, da Emef Ipiranga, foi o premiado na Categoria 2.