Grupo realiza passeio turístico na serra gaúcha


Publicado 16/07/2018 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M
Aline Haag

Na sexta feira, dia 13, o Clube de Mães Harmonia, a Associação de Entrada Rio Pequeno e comunidade de Sinimbu, com o apoio da Emater de Sinimbu, realizaram excursão para Bento Gonçalves. Na ocasião, o grupo formado por 38 pessoas realizou o passeio da Maria Fumaça, visitaram o Parque Epopéia Italiana, que conta a história da imigração italiana no estado do RS, e ainda conheceram dois importantes pontos turísticos rurais em Linha Palmeiro, Distrito de São Pedro: Casa do Tomate e Vinícola Casa Fontanari.

Conforme a equipe da Emater, esses lugares fazem parte do roteiro turístico Caminhos de Pedra, patrimônio histórico do RS, conforme Lei 13.177/09. “Na Casa do Tomate são produzidas diversas variedades de tomate e na agroindústria a produção é beneficiada e transformada em diferentes produtos naturais como: tomate desidratado (seco), tomate hidratado, molhos, extrato de tomate, frutas desidratas, geléias, sucos, refrigerantes naturais e catchup. No local esses produtos podem ser degustados em um porão de pedra construído artesanalmente para o bem estar do visitante”, conta a extensionista rural social da Emater, Paula Sabrina Mallmann. “Já a Casa Fontanari é um vinícola familiar que iniciou sua produção para o consumo familiar em 1989. A produção cresceu, o velho porão de pedra se adequou as legislações e a partir de 2012 surgiu a marca”, completa.

Durante o passeio, o grupo de Sinimbu conheceu o local, processo de produção e pode degustar uma grande variedade de vinhos produzido no local, além de conhecer um pouco mais sobre o cultivo das uvas. Paula destaca ainda que atividades como esta são importantes para a integração do grupo, ampliação e fortalecimento da cultura, conhecimento de novas práticas rurais e de agregação de valor para a propriedade, objetivos do trabalho social exercido pelas extensionistas rurais sociais da Emater. 

Divulgação
Grupo conheceu diversos lugares que integra o roteiro Caminhos de Pedra.
Grupo conheceu diversos lugares que integra o roteiro Caminhos de Pedra.

Divulgação
Grupo conheceu diversos lugares que integra o roteiro Caminhos de Pedra.
Grupo conheceu diversos lugares que integra o roteiro Caminhos de Pedra.