Prefeitura de Sinimbu anuncia mudanças no trânsito

Publicado 11/07/2018 00:00
Atualizado 11/07/2018 16:33
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Obras e Trânsito Municipal

Objetivo é melhorar a mobilidade urbana no centro do município.

Uma série de alterações no trânsito da região central de Sinimbu será realizada nos próximos meses. O objetivo das alterações é melhorar a fluidez do trafego e aumentar a segurança dos veículos e pedestres que circulam no centro do município.

Conforme o Cotram – Conselho de Trânsito Municipal –, a principal mudança será nas Ruas João Thomé e Bernardo Fischer. Ambas terão sentido único no trecho entre a Av. General Flores da Cunha e a Rua Bernardo Fuerstenau, sentido leste/oeste. Essa alteração tem o objetivo de reduzir congestionamentos provocados pelo trânsito e manobra de veículos pesados nestes trechos.

Além disso, outra mudança diz respeito aos espaços de estacionamento. Conforme o Cotram, será alterado o sentido do estacionamento em alguns trechos da Av. General Flores da Cunha.  Desde a Ponte até o Centro Administrativo, no lado direito de quem vai para a região central, o estacionamento passará a ser paralelo. A partir do Centro Administrativo será mantido o sentido oblíquo. No lado esquerdo de quem vai para a região central o estacionamento oblíquo será ampliado. Além da quadra do Banco do Brasil, a quadra da Igreja (após a entrada do pátio da Comunidade) também passará a ter estacionamento no sentido oblíquo.

Também serão instaladas novas placas de sinalização para delimitar as áreas de estacionamento regulamentadas e será feita a pintura na via para facilitar a identificação dessas áreas. O Cotram detalha ainda que serão criadas vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais e será aumentado o número de vagas exclusivas para pessoas idosas. As vagas destinadas a portadores de necessidades especiais poderão ser utilizadas por pessoas com deficiência permanente ou com mobilidade reduzida temporária. As vagas reservadas para idosos poderão ser utilizadas por pessoas com mais de 60 anos, sendo motoristas ou passageiros do veículo.

Outra mudança diz respeito ao número de pontos de taxi. O mesmo será ampliado para seis pontos. Atualmente são apenas dois pontos, ambos na Av. General Flores da Cunha. Após as alterações, serão quatro pontos na Av. General Flores da Cunha e dois pontos na Rua Bernardo Fuerstenau.

A equipe do Cotram revela ainda que serão criadas mais vagas de estacionamento exclusivas para motos, de modo que na Avenida principal tenha estacionamento exclusivo para motos em todas as quadras evitando que motociclistas estacionem em vagas destinadas à automóveis. Além disso, as áreas de estacionamento para Carga e Descarga serão regulamentadas, com indicação de horário e tempo de utilização para cada categoria de veículo.

Também serão executadas novas rampas de acesso à calçada de forma que todas as faixas de pedestre tenham rampas de acesso para facilitar a mobilidade dos pedestres. As pinturas de sinalização serão revitalizadas e complementadas. Dessa forma, será feita uma ação de fiscalização nos próximos dias, a fim de verificar se os rebaixos de meio fio estão de acordo com a Legislação Municipal - Lei 712/2003 (Código de Obras) e Lei 706/2003 (Conservação do Calçamento). Os imóveis que estiverem com rebaixamento de meio fio em desacordo com a legislação serão comunicados para procederem a regularização.

Conforme o Cotram, todas essas medidas visam melhorar o fluxo dos veículos e proporcionar maior segurança aos pedestres e motoristas. Através de uma ação conjunta entre a Secretaria de Trânsito e a Brigada Militar serão feitas ações de conscientização de motoristas e pedestres para divulgar as mudanças e haverá monitoramento do trânsito na região central para avaliar o mesmo após as alterações.

Alterações serão realizadas na região central do município.