Sinimbu promoveu sua Conae Municipal na segunda-feira

Publicado 28/06/2018 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento,Secretaria de Obras e Trânsito Municipal,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Duas moções de apelo foram encaminhadas. Evento também definiu os delegados para a etapa estadual da Conae.

Através da Secretaria Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação, Sinimbu promoveu na segunda-feira, dia 25, a sua Conferência Municipal de Educação, etapa municipal da 3ª Conae – Conferência Nacional de Educação. No evento os participantes elegeram os representantes do município que participarão da etapa estadual da Conae. Além disso, duas moções de apelo foram encaminhadas.

A Conferência iniciou com o pronunciamento da secretária municipal de Educação, Mariane Panke e a prefeita Sandra Backes. Em seguida, os participantes do evento leram e aprovaram o Regimento Interno da Conferência e analisaram e aprovaram a moção de apelo pela permanência da etapa creche no Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Conforme os organizadores, a Conae Municipal seguiu com a formação de oito grupos que debateram e analisaram os eixos temáticos constantes no Documento-Referência da 3ª Conae.

Após os debates, os participantes da etapa municipal da Conae encaminharam mais uma moção de apelo, sendo esta pela permanência e aumento dos recursos do Fundeb. A moção foi encaminhada tendo em vista o final de sua vigência daqui a dois anos. A moção foi assinada por todos, uma vez que se trouxe para o grupo a preocupação em relação à manutenção da Educação Básica, sendo que hoje os recursos do Fundeb já não são mais suficientes.

Ainda durante a Conae Municipal foram eleitos os delegados municipais que participação da etapa Estadual da Conferência, que se realizará em agosto, em Porto Alegre. Sinimbu estará representado pela secretária de Educação, Mariane Panke – representante da Secretaria Municipal de Educação; conselheira Sandra Regina de Lima – representante do Conselho Municipal de Educação; e Maiara Melina Kesseler, representante do Fundo Municipal de Educação.

Participaram da Conae Municipal representantes dos gestores da educação pública (municipal e estadual); representantes dos trabalhadores em educação de cada etapa da educação básica; representantes dos estudantes da educação básica; representantes dos pais/mães/responsáveis pelos alunos; representantes do Conselho Municipal de Educação; representantes do Conselho Tutelar; representantes do Comdica; representantes do Cras – Assistência Social; representantes do Fundeb; e representantes do CAE. Também estiveram presentes representantes do Poder Legislativo e representantes das Secretarias Municipais da Administração e Planejamento, das Finanças e da Agricultura.

Evento reuniu integrantes da Secretaria Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação.