Comunidade é beneficiada através de programas especiais em Sinimbu

Publicado 14/06/2018 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Através do Programa Saúde na Escola e do TeleOftalmo óculos foi entregue de graça.

Dois novos programas estão beneficiando a comunidade Sinimbuense. Através de um trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Saúde na escola Nossa Senhora da Glória, uma aluna foi identificada com problemas visuais. Ela foi a primeira paciente do município a receber um óculos totalmente de graça.

A aluna beneficiada é Djenifer Juliana Zitzke. Depois de identificar o problema visual, através do PSE – Programa Saúde na Escola –, a equipe de Saúde em Família do Posto de Saúde Central encaminhou a jovem para o Programa Teleoftalmo. Após o diagnóstico, Djenifer saiu do consultório com a avaliação e prescrição da necessidade de uso de óculos. Foi então que o mesmo foi confeccionado pela ótica contratada e fornecido sem custo a paciente.

Conforme a Secretaria de Saúde de Sinimbu, depois do caso de Djenifer, é possível ver que a comunidade usuária do SUS – Sistema Único de Saúde – tem a oportunidade de ter acesso ao cuidado da saúde visual de forma ágil, com qualidade e de forma totalmente gratuita. “Assim, os dois programas de saúde começam a dar seus primeiro resultados aqui no município de Sinimbu, graças aos esforços da gestão municipal, sensível aos problemas da população, a equipe de saúde que tem trabalhado a prevenção, aos encaminhamentos corretos, acessando os programas municipais, e ao trabalho das escolas que apoiam e articulam as atividades com a área da saúde. É o SUS que está dando certo aqui também”, finaliza a equipe da Secretaria de Saúde.

Sobre os programas

Sinimbu está habilitado no PSE desde o ano passado. Através dele, trabalhos específicos são realizados de forma integrada entre as Secretarias de Saúde e Educação. Ações voltadas às crianças, jovens e adultos da educação pública são desenvolvidas para promover a saúde e a educação integral. Dentre as áreas contempladas estão a saúde bucal, antopometria, vacinação, atividades de lazer e física, educação ambiental, triagem de acuidade visual, entre outros.

Já o TeleOftalmo é um programa de oftalmologia que funciona em Santa Cruz do Sul, também desde o ano passado. Com ele, consultas são agendadas de forma online e realizadas a distância, através de um moderno consultório oftamológico. Vale ressaltar que o Teleoftalmo está localizado em Santa Cruz do Sul, porém as consultas acontecem diretamente no ESF de cada município.

Djenifer Juliana Zitzke foi a primeira a receber um óculos de graça em Sinimbu.