Cultura e lazer em destaque na Feira do Livro em Sinimbu


Publicado 19/04/2018 12:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag

Evento realizado ontem e hoje reuniu mais de 2 mil pessoas no centro do município


Ontem, dia 18, e hoje, dia 19, foram dias para devorar livros em Sinimbu. O incentivo a leitura de livros e o acesso a cultura estiveram em destaque durante a 15ª edição da Feira Municipal do Livro. O evento foi realizado no centro do município, através da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, com apoio do Sesc e patrocínio do Banrisul.

O ginásio da escola Nossa Senhora da Glória, normalmente utilizado para práticas esportivas, deu espaço para livros, teatro e palestras. No total, mais de 2 mil pessoas, entre alunos, professores, diretores, serventes de escolas e comunidade em geral, participaram da programação e tiveram a oportunidade de conversar com o escritor, dramaturgo, ator e diretor teatral, Jonas Piccoli, autor convidado deste ano.

Conforme a secretária de Educação de Sinimbu, Mariane Panke, a Feira do Livro foi proveitosa para todos que participaram dela. “Super proveitosa. É o que podemos destacar desta Feira. Acredito que todos que participaram saíram satisfeitos, pois o grupo Ueba, juntamento com o escritor Jonas Piccoli, deu um show”, avalia. “Foi magia pura e imaginação total estar sentado na Praça e poder assistir As Aventura do Fusca a Vela. Agradeço ao patrocínio do Banrisul, a parceria do Sesc de Santa Cruz do Sul, a equipe da Secretaria de Educação e todos que se empenharam e participaram para tornar a Feira em um grande evento”, finaliza.

A 15ª edição da Feira Municipal do Livro teve como objetivo promover a difusão do hábito de ler, fomentando a formação cultural no município. Da mesma forma, visou proporcionar um espaço de reflexão e de transformação social, aliando cultura, educação e lazer.

 

Abertura foi marcada pela presença de autoridades

Durante a cerimônia de abertura, realizada na manhã de ontem, diversas autoridades se fizeram presentes. A sub gerente do Sesc, Carine Thier da Silva enalteceu a parceria com o município de Sinimbu. Já gerente do Banrisul de Sinimbu, Sandra Gassen, frisou o patrocínio do banco ao evento, destacando o compromisso do Banrisul com eventos culturais como esse.

A secretária de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu, Mariane Panke, citou as escolas presentes e o trabalho que os alunos desenvolveram em sala de aula nas últimas semanas, levando em consideração obras do autor convidado para a Feira. Mariane também agradeceu o empenho e auxilio de toda equipe da Secretaria de Educação na organização e ornamentação do ginásio para receber a Feira do Livro.

A prefeita Sandra Backes enalteceu a parceria com o Sesc e o patrocínio do Banrisul. Ela disse que através das parcerias, ações são desenvolvidas. “Precisamos trabalhar dessa forma. A criança precisa aprender a ler e devorar os livros desde pequenos. É muito importante os pais auxiliarem nisso”, destacou. Sandra também citou o projeto que prevê melhorias na Biblioteca Pública Municipal e declarou oficialmente aberta a Feira do Livro.

Além das autoridades citadas, estiveram presentes na abertura as soberanas do município: rainha Lizene Vitalis e princesas Larissa Preuss e Carla Neitzke. O padre da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Ênio Griebeler e o presidente da entidade, Paulo Kist também se fizeram presente, assim como a secretária de Saúde, Sinara Dhiel; o diretor de Cultura, Esporte e Lazer, Félix Weis; a coordenadora do Cras, Patrícia Knod; e o autor Jonas Piccoli.

Aline Haag
Jonas Piccoli, o autor convidado deste ano, falou com público presente durante os dois dias.
Jonas Piccoli, o autor convidado deste ano, falou com público presente durante os dois dias.

Aline Haag
Teatro de rua realizado na Praça do Monumento ao Imigrante foi um dos destaques.
Teatro de rua realizado na Praça do Monumento ao Imigrante foi um dos destaques.

Aline Haag
Feira incentivou a leitura e possibilitou a aquisição de livros.
Feira incentivou a leitura e possibilitou a aquisição de livros.