Cultura e lazer em destaque na Feira do Livro em Sinimbu

Publicado 19/04/2018 12:00

Evento realizado ontem e hoje reuniu mais de 2 mil pessoas no centro do município

Ontem, dia 18, e hoje, dia 19, foram dias para devorar livros em Sinimbu. O incentivo a leitura de livros e o acesso a cultura estiveram em destaque durante a 15ª edição da Feira Municipal do Livro. O evento foi realizado no centro do município, através da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, com apoio do Sesc e patrocínio do Banrisul.

O ginásio da escola Nossa Senhora da Glória, normalmente utilizado para práticas esportivas, deu espaço para livros, teatro e palestras. No total, mais de 2 mil pessoas, entre alunos, professores, diretores, serventes de escolas e comunidade em geral, participaram da programação e tiveram a oportunidade de conversar com o escritor, dramaturgo, ator e diretor teatral, Jonas Piccoli, autor convidado deste ano.

Conforme a secretária de Educação de Sinimbu, Mariane Panke, a Feira do Livro foi proveitosa para todos que participaram dela. “Super proveitosa. É o que podemos destacar desta Feira. Acredito que todos que participaram saíram satisfeitos, pois o grupo Ueba, juntamento com o escritor Jonas Piccoli, deu um show”, avalia. “Foi magia pura e imaginação total estar sentado na Praça e poder assistir As Aventura do Fusca a Vela. Agradeço ao patrocínio do Banrisul, a parceria do Sesc de Santa Cruz do Sul, a equipe da Secretaria de Educação e todos que se empenharam e participaram para tornar a Feira em um grande evento”, finaliza.

A 15ª edição da Feira Municipal do Livro teve como objetivo promover a difusão do hábito de ler, fomentando a formação cultural no município. Da mesma forma, visou proporcionar um espaço de reflexão e de transformação social, aliando cultura, educação e lazer.

Abertura foi marcada pela presença de autoridades

Durante a cerimônia de abertura, realizada na manhã de ontem, diversas autoridades se fizeram presentes. A sub gerente do Sesc, Carine Thier da Silva enalteceu a parceria com o município de Sinimbu. Já gerente do Banrisul de Sinimbu, Sandra Gassen, frisou o patrocínio do banco ao evento, destacando o compromisso do Banrisul com eventos culturais como esse.

A secretária de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu, Mariane Panke, citou as escolas presentes e o trabalho que os alunos desenvolveram em sala de aula nas últimas semanas, levando em consideração obras do autor convidado para a Feira. Mariane também agradeceu o empenho e auxilio de toda equipe da Secretaria de Educação na organização e ornamentação do ginásio para receber a Feira do Livro.

A prefeita Sandra Backes enalteceu a parceria com o Sesc e o patrocínio do Banrisul. Ela disse que através das parcerias, ações são desenvolvidas. “Precisamos trabalhar dessa forma. A criança precisa aprender a ler e devorar os livros desde pequenos. É muito importante os pais auxiliarem nisso”, destacou. Sandra também citou o projeto que prevê melhorias na Biblioteca Pública Municipal e declarou oficialmente aberta a Feira do Livro.

Além das autoridades citadas, estiveram presentes na abertura as soberanas do município: rainha Lizene Vitalis e princesas Larissa Preuss e Carla Neitzke. O padre da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Ênio Griebeler e o presidente da entidade, Paulo Kist também se fizeram presente, assim como a secretária de Saúde, Sinara Dhiel; o diretor de Cultura, Esporte e Lazer, Félix Weis; a coordenadora do Cras, Patrícia Knod; e o autor Jonas Piccoli.

Jonas Piccoli, o autor convidado deste ano, falou com público presente durante os dois dias.

Teatro de rua realizado na Praça do Monumento ao Imigrante foi um dos destaques.

Feira incentivou a leitura e possibilitou a aquisição de livros.