Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira


Publicado 19/04/2018 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag

Dia D da campanha deste ano será no dia 12 de maio, um sábado.


O município de Sinimbu, através da Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, dará início na próxima segunda-feira, dia 23, a campanha de vacinação contra a gripe. A vacinação contra a Influenza acontece em todo o país e segue até o dia 1º de junho.

O Dia D da campanha será no dia 12 de maio, um sábado. Na datam todos os Postos de Saúde do município de Sinimbu estarão abertos para atender o público alvo que não consegue se vacinar durante a semana.

Conforme a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, as famílias que possuem alguma pessoa acama e que precisa receber a vacina, deve entrar em contato com a Secretaria. “Pedimos para que nos repassem o nome e endereço dessas pessoas, caso elas ainda não estejam recebendo essa visita para a vacinação da gripe. Iremos montar uma equipe e um cronograma para atender essas pessoas acamadas em suas residências”, detalha.

Devem se vacinar contra a gripe todas as crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade; gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; idosos; indígenas; funcionários do sistema prisional e doentes crônicos, de acordo com uma lista de doenças pré-estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Vale lembrar que no caso dos doentes crônicos, estes deverão trazer uma receita médica com o CID da sua doença. Somente assim poderão receber a vacina.

 

Doenças crônicas com indicação da vacina Influenza Sazonal

- Doença Respiratória Crônica: Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave); DPOC; Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão arterial Pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

- Doença Cardíaca Crônica: Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca.

- Doença Renal Crônica: Doença renal nos estágios 3,4 e 5; Síndrome nefrótica; paciente em diálise.

- Doença Hepática Crônica: Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.

- Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.

- Doença Neurológica Crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave.

- Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida; Imunossupressão por doenças ou medicamentos OBESOS: Obesidade grau III.

- Transplantados: Órgãos sólidos; Medula óssea.

- Portadores De Trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias.

Arquivo/Aline Haag
Público alvo tem até o dia 1º de junho para se vacinar contra a Influenza.
Público alvo tem até o dia 1º de junho para se vacinar contra a Influenza.