Em Sinimbu, o ano letivo já começou

Publicado 07/02/2018 23:00
Atualizado 08/02/2018 15:02
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Gestores das escolas e serventes manipuladoras de alimentos realizaram atividades específicas essa semana.

As aulas iniciam no dia 19 de fevereiro, mas as atividades do ano letivo 2018 já começaram em Sinimbu. Na semana passada, quinta-feira, dia 1º, servidores da Emei – Escola Municipal de Educação Infantil – Criança Feliz foram recepcionados de forma especial no educandário e participaram de uma formação. As atividades com esses profissionais continuaram na sexta-feira, dia 2. Já na tarde de ontem, dia 7, e hoje, dia 8, atividades especiais foram realizadas com os gestores de algumas escolas e as serventes manipuladoras de alimentos.

Na sexta-feira, a programação preparada pela Smect – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo – foi dedicada aos professores, monitores e serventes da Emei Criança Feliz. Junto com os integrantes da Emei Pequeno Polegar, de Passo do Sobrado, uma formação foi realizada através do Programa União Faz a Vida. Pela manhã, o público assistiu a palestra Encontro com o Brincar, com Beatran Hinterholz, e à tarde, Narjara Toeleken falou sobre a Pedagogia Montessoriana.

Na tarde de ontem, a Smect promoveu o 1º Encontro de Gestores das Escolas Municipais. Diretores, vice diretores e assessores pedagógicos das Emefs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Fátima, Carlos Boettcher Filho e Guararapes e da Emei Criança Feliz estiveram reunidos com o objetivo de ressignificar a relação da equipe gestora local e escolar com o Programa União Faz a Vida.

O evento contou com a abertura da secretária de Educação, Mariane Panke, que fez uma reflexão a partir da mensagem Escola É, de Paulo Freire. Na sequência, ao longo do evento, cada equipe gestora representou a sua escola através de uma escada e seus degraus, respondendo a perguntas que definiram o educandário. Conforme a equipe da Smect, outros encontros devem ocorrer ao longo do ano.

Hoje, foi a vez das serventes que cuidam da alimentação dos alunos nas escolas municipais participaram de atividades especiais. Reunindo das profissionais de Sinimbu, Herveiras, Pantano Grande e Vale do Sol, o Encontro Intermunicipal de Serventes Manipuladoras da Alimentação Escolar tratou da forma correta com que as refeições devem ser preparadas e as boas práticas na manipulação dos alimentos, entre outros assuntos.

A organização do evento esteve a cargo das nutricionistas de Sinimbu, Juliana Stona; Herveiras, Mariângela Borsato; Vale do Sol, Stefania Garcia; e Pântano Grande, Glória Oliveira. Ao longo do dia, as participantes assistiram as palestras A Importância das Manipuladoras da Alimentação Escolar, com a nutricionista de Vera Cruz, Caroline Ortolan; Cuidados e Segurança, com o sargento Fernando do Corpo de Bombeiros; Boas Práticas de Manipulação, com a extencionista rural e chefe do escritório da Emater de Sinimbu, Paula Mallmann; e Alimentação Saudável, com a extencionista rural da Emater de Vale do Sol, Dalva Haas.

MAIS FORMAÇÃO

Antes da volta dos alunos as salas de aula, acontecem ainda na próxima semana, dia 14, as atividades de formação com todos os educadores, estagiários/monitores e funcionários das escolas de Ensino Fundamental de Sinimbu. Pela manhã, a programação iniciará às 8h, na Câmara de Vereadores, com a professora Rita de Vargas, da Greta Consultoria, parceira do Programa União Faz a Vida.

À tarde, a programação será realizada no Auditório da escola Nossa Senhora da Glória, a partir das 13h, com o tema Auto Estima Para a Volta as Aulas – Um Emocionante Encontro com Profissionais Brilhantes. O workshop será conduzido por Antônio Lopes, sociólogo, dramaturgo e diretor do Teatro Social Tio Toni. Após, haverá ainda a apresentação do espetáculo Dom Quixote, o sonhador solitário.

Evento de hoje reuniu serventes manipuladoras de alimentos de Sinimbu e outros três municípios.

1º Encontro de Gestores foi realizado ontem.

Equipe da Educação Infantil participou de atividades especiais na sexta-feira, dia 2.