Alunos participam do projeto Saúde do Adolescente

Publicado 14/12/2017 11:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Temas como gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis foram abordados em escolas do município.

O município de Sinimbu, através da Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, tem entre seus indicadores de saúde reduzir a gravidez na adolescência e diminuir os índices de DSTs - Doenças Sexualmente Transmissíveis. Para isso, desenvolver desde setembro o projeto Saúde do Adolescente nas escolas do município.

O objetivo geral do projeto é discutir a saúde sexual com os adolescentes na escola, para que os mesmos possam receber informações corretas sobre o desenvolvimento sexual. Dessa forma, o projeto visa conscientizar sobre os cuidados e comportamentos sexuais saudáveis, além de diminuir as DSTs e a gravidez na adolescência.

O trabalho foi desenvolvido pela psicóloga Angélica Wilke e a enfermeira Kellen Nunes, através de oficinas com os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano das Emefs - Escolas Municipais e Ensino Fundamental - Nossa Senhora da Glória, Guararapes e Carlos Boettcher Filho. No próximo ano, o projeto deve ter continuidade no Pinhal, na Emef Nossa Senhora de Fátima.

Segundo Angélica e Kellen, durante as atividades nas escolas, os alunos receberam a Carteirinha do Adolescente, que reúne informações sobre informações sobre como evitar doenças, mudanças no corpo, saúde sexual e reprodutiva, além de saúde bucal e alimentação. O material servirá para fazer o acompanhamento dos adolescentes nos serviços de saúde do município em vacinação, antropometria e avaliação do desenvolvimento puberal.

Conforme a secretária de Saúde, Sinara Dhiel, o projeto terá continuidade em 2018 incluindo temas como Álcool e Dogras. De acordo com ela, esses temas são considerados de relevância  e precisam ser abordados nessa fase da vida, na qual o adolescente está fazendo novas descobertas e necessita fazer escolhas que preservem a sua saúde.

Atividades diversas foram realizadas nos educandários.