Estado deve mais de R$ 800 mil para Sinimbu

Publicado 14/12/2017 13:00
Atualizado 14/12/2017 13:07
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Recursos são da área da saúde. Por enquanto, Secretaria ainda está mantendo os serviços.

Diante da crise financeira enfrentada pelo Estado, os municípios gaúchos também estão sendo prejudicados. Em Sinimbu, os reflexos estão sendo percebidos na saúde, na qual a dívida chega a mais de R$ 800 mil.

Segundo a prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, o Estado deve mais de R$ 886 mil ao município. “Isso repercute diretamente no atendimento da população. Sabemos que a questão já vem de anos, mas agora se agravou”, revela.

Sandra frisa que todos sabem que o Rio Grande do Sul está diante do maior déficit financeiro dos últimos anos, decorrente de um desiquilíbrio estrutural das contas públicas, aliado às perdas que o Estado vem sofrendo com a política fiscal adotada pela União. “Os municípios estão pedindo socorro. Em Sinimbu, já são oito meses de valor atrasado que Estado não repassa para o Samu”, explica a prefeita.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Sinara Dhiel, esse atraso do Estado dificulta o repasse de recursos do município ao Hospital Beneficente Sinimbu. “E é através desse repasse ao Hospital que mantemos o convênio para a contratação dos funcionários do Samu”, comenta Sinara. “Estamos mantendo os serviços, mas diante dessa grave crise não sabemos até quando conseguiremos manter todos os serviços funcionando”, completa.

Sandra ressalta que o município já pediu auxílio a Famurs – Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul. “Pedimos ajuda com o objetivo de pressionar o Governo do Estado. Porém, até agora, não tivemos êxito”, lamenta.