Período de matrículas e rematrículas da Rede Municipal de Ensino já está abertp

Publicado 21/11/2017 23:00
Atualizado 22/11/2017 09:31

Pais e responsáveis devem ficar atentos aos prazos, bem como as regras e documentação necessária para o ato.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu iniciou ontem, dia 20, o período de matrículas e rematrículas da Rede Municipal de Ensino. O prazo de matrículas novas e das rematrículas se estende até o dia 22 de dezembro e depois reabre entre 1º e 16 de fevereiro de 2018.

Segundo o edital que define as matrículas e rematrículas, as mesmas devem ser feitas no estabelecimento de ensino mais próximo da residência dos pais ou responsáveis, conforme horário de funcionamento do local. Além disso, os pais ou responsáveis devem ficar atentos a documentação necessária para realizar as ações, bem como a idade e o nível que devem ser matriculados os alunos da Educação Infantil.

MATRÍCULAS NOVAS

Para a matrícula de alunos novos na Educação Infantil, devem ser observadas as faixas etárias e as modalidades que cada escola oferece. Alunos de zero à três anos devem ser matriculados na creche (Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz). Já as crianças que têm quatro anos, completados até 31 de março de 2018, devem ser matriculadas na Pré-escola, Nível A. Vale lembrar que a matrícula dessas crianças já é obrigatória desde o início desse ano.

Já as crianças de cinco anos, completados até 31 de março de 2018, devem ser matriculadas no Nivel B da Pré-escola. O edital também detalha que o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental é obrigatório para crianças com seis anos completados até 31 de março de 2018.

REMATRÍCULAS

Todos os alunos matriculados nas escolas públicas municipais em 2017 devem ter suas rematrículas confirmadas na escola em que estudam. Vale ressaltar que a rematrícula deve ser feita até o dia 22 de dezembro ou entre os dias 1º e 16 de fevereiro do ano que vem.

DOCUMENTOS NECESÁRIOS

Para efetuar a matrícula ou rematrícula, os pais ou responsáveis devem ter em mãos a certidão de nascimento/RG/CPF do aluno. Além disso, é preciso apresentar comprovante de residência atualizado, podendo ser uma conta de água ou luz ou ainda uma declaração assinada pelo proprietário do imóvel em que o aluno reside.

Também é necessário apresentar uma foto 3x4, RG/CPF do pai, mãe e/ou responsável legal; carteira de vacinação, número do cadastro no SUS e número do NIS, caso receba Bolsa Família. No caso do aluno ser novo em um educandário, o mesmo deve ter ainda o histórico escolar e guia de transferência.

Caso o aluno seja portador de necessidades especiais, deve apresentar ainda um atestado ou declaração médica comprovando isso. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação de Sinimbu ou nas escolas municipais.