Sinimbu sediou reunião da Amvarp e Cisvale

Publicado 15/11/2017 23:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento,Secretaria de Obras e Trânsito Municipal,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Encontro com os prefeitos e representantes dos municípios da região ocorreu na sexta-feira, dia 10.

O município de Sinimbu sediou na sexta-feira, dia 10, a reunião mensal da Amvarp – Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo – e do Cisvale - Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo. O encontro entre os prefeitos dos municípios que integram as entidade, ou seus representantes, integrou a programação da Exposin, antecedendo a cerimônia de abertura.

A reunião foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores. Diversos assuntos estiveram em pauta e a sessão foi presidida pelo vice presidente da Amvarp e prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros.

Após a abertura da reunião, que contou com a apresentação de músicas com Luciano Ertel e seus filhos, o diretor da Secretaria de Minas e Energia, Carlos Augusto de Almeida, falou sobre o esgotamento de energias hídricas e o futuro da energia renovável, seja ela eólica ou solar.

Também esteve presente na reunião Adriano Deitas, representante da Famurs – Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul. Ele falou sobre os posicionamentos da Federação, em relação a dívida do Governo do Estado com os municípios e a forma como a Famurs irá auxiliar na cobrança da dívida.

Outro assunto abordado durante a reunião esteve relacionado às cirurgias de alta complexidade e a fila de espera para as mesmas.
Hoje a capacidade prevista é de onze procedimentos por mês, segundo a secretária de Saúde de Santa Cruz do Sul, Renice Vaccari. A titular, que também é médica, explicou que é importante que os municípios de cotizem no sentido de sustentar as despesas de mais dez cirurgias por mês que, mesmo não solucionando o problema, pode vir a amenizá-lo.

Por se tratar de um assunto que necessita de maior atenção e uma discussão ampla, os prefeitos presentes na reunião decidiram marcar uma nova reunião, específica para tratar dos assuntos. Essa reunião deve acontecer com a presença de representantes do Hospital Santa cruz e também do Ministério Público Federal.

Programa RS Energias Renováveis, dívida do Estado com os municípios e a realização de cirurgias de alta complexidade foram os assuntos da reunião.