Secretaria da Saúde promove 1º Encontro Municipal sobre Aleitamento Materno


Publicado 06/09/2017 12:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag

A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu promove na próxima terça-feira, dia 12, o 1º Encontro Municipal sobre Aleitamento Materno. A programação inicia às 13h30, na Câmara de Vereadores e é promovida através de uma parceria com o Cras – Centro de Referência em Assistência Social.

O evento está sendo coordenado pela enfermeira da ESF – Estratégia de Saúde da Família – de Pinhal Santo Antônio, Louana Theisen; enfermeiro da ESF de Rio Pequeno, Daniel Tavares; e enfermeira da Estratégia Agentes Comunitário de Saúde do Posto de Saúde Central, Regina Jaeger. O objetivo do Encontro, segundo a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, é conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno. “Sabe-se que quando uma criança que é amamentada exclusivamente por seis meses e continua sendo amamentada por dois anos ou mais, todos ganham, pois a criança é mais saudável, tem menos riscos de adoecer, trazendo enorme benefício para a família e a comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento mais sustentável a curto, médio e longo prazo. Além disso, as mulheres que amamentam, têm mens chances de desenvolver câncer de mama, útero, ovário e diabetes”, detalha Sinara.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do 1º Encontro Municipal sobre Aleitamento Materno acontece às 13h30. Em seguida, haverá uma apresentação sobre a Importância da Amamentação e Pega Correta, com a enfermeira Louana, integrante do Comitê Municipal e Regional do Óbito Materno, Infantil e Fetal e Rede Cegonha. Em seguida, o assunto a ser abordado será a Amamentação e Nutrição. A palestra será conduzida pelo nutricionista Arcenio Fischborn, especialista em Saúde: Saúde da Criança, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Política de Alimentação e Nutrição Secretaria Estadual de Saúde, da13ª Coordenadoria Regional de Saúde.

A programação segue com a dentista da ESF de Pinhal, Kellyn de Bastos Silva, que falará sobre Amamentação e Saúde Bucal. Em seguida, os participantes terão uma explanação sobre Cuidados com a Mama, com a ginecologista e obstetra Secretaria Municipal da Saúde de Sinimbu, Andréia Rauber.

A última palestra do evento será com as agentes comunitárias de saúde Magda Nunes, da ESF de Pinhal; Eliane da Rocha, da ESF de Pinhal; Deise Henker, de Sinimbu Baixo; e Gislaine Müller, da ESF de Rio Pequeno. Elas falarão sobre Amamentar – Experiências e Mitos.

O encerramento está previsto para às 16h. Toda comunidade está convidada.