Sinimbu busca parceria para a região serrana do município

Publicado 06/09/2017 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Objetivo é viabilizar a instalação de uma unidade da cooperativa Coagrisol no Pinhal Santo Antônio.

A Administração Municipal de Sinimbu está empenhada na busca de uma parceria para promover o desenvolvimento da região serrana do município. Tratativas com a cooperativa agroindustrial Coagrisol, de Soledade, estão sendo realizadas, com o objetivo de viabilizar a instalação de uma unidade da mesma no Pinhal Santo Antônio. A ideia é estimular a produção de soja tanto na parte alta de Sinimbu como nas regiões próximas, em Herveiras e Gramado Xavier.

Uma reunião na tarde de segunda-feira, dia 4, foi realizada em Pinhal Santo Antônio, reunindo a prefeita de Sinimbu, Sandra Backes; vice prefeito e também secretário de Agricultura, Claus Wagner; e secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho; com representantes da Coagrisol. A empresa esteve representada presidente José Luis Leite dos Santos, diretor financeiro Paulo Regis Correa e o gerente financeiro Jorge Augusto Vivian.

Durante o encontro - acompanhado ainda pelos vereadores Roque Folmer e Paulo Valmor Couto; morador do Pinhal, Adair de Souza; e o delegado do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Estado, Edilson da Silva Teles – o representantes da Administração Municipal repassaram dados sobre a produção de soja e uma projeção de aumento para os próximos quatro anos em Sinimbu. Além disso, os dados apresentados trouxeram ainda informações sobre a produção de soja em Herveiras e Gramado Xavier, bem como o potencial para o cultivo de milho nos três municípios.

Segundo Sandra Backes, o encontro serviu para detalhar o potencial da região serrana para a empresa. “Abrimos as portas do município para que a empresa invista em Sinimbu. A conversa serviu para iniciar as tratativas de uma parceria, uma vez que o município poderá viabilizar um terreno para a construção da unidade da Coagrisol”, detalha.

Segundo o presidente da Coagrisol, agora a empresa irá analisar as informações repassadas pela Administração Municipal e avaliar os terrenos apresentados pelo município. “É de suma importância ter esses dados para analise. Estamos em um momento em que planejamos o futuro e, com certeza, esse primeiro contato é meio caminho andado. Vamos tentar não decepcionar o município e buscar, a curto prazo, estreitar ainda mais laços com Sinimbu”, afirmou José.

Uma reunião inicial já havia sido realizada em Soledade, na sede da empresa. Esse encontro ocorreu na semana passada, dia 30 de agosto. A partir de agora, o município segue em contato com a cooperativa para que todas as possibilidades sejam analisadas e o projeto possa de fato, sair do papel.

Sobre a Coagrisol

A Coagrisol - Cooperativa Agroindustrial foi fundada em 22/09/1969, com o objetivo de “proporcionar aos associados a mais ampla defesa de seus interesses profissionais, comprar em comum, beneficiar, industrializar e comercializar a produção recebida, prestar enfim, toda a assistência que estiver ao alcance da sociedade”.

Hoje a área de ação da Coagrisol encontra-se em várias localidades: Soledade, Barros Cassal, Boqueirão do Butiã, Gramado Xavier, Progresso, Arvorezinha, Itapuca, Nova Alvorada, Camargo, Ibirapuitã, Nicolau Vergueiro, Tio Hugo, Tunas, Mormaço, Lagoão, Jacuizinho, Fontoura Xavier, Marau, Santo Antonio do Palma, Lagoa Vermelha, Vila Maria, Casca, Gentil e São José do Herval.

Grupo aproveitou o encontro na segunda-feira para olhar os possíveis locais de instalação da unidade da Coagrisol.

Dados sobre a produção de soja na região foram apresentados em Pinhal.