Pig Fiscal e Programa Saúde na Escola estão em ação

Publicado 24/08/2017 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Alunos das escolas de Linha Primavera e Linha Cinco foram os primeiros a receber as atividades.

Os alunos das Emefs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Pinheiro Machado, de Linha Primavera, e Ipiranga, de Linha Cinco, foram os primeiros a receber dois programas especiais do município de Sinimbu. Através de uma promoção das Secretarias de Educação e Saúde, atividades de educação financeira e relacionadas a saúde das crianças foram realizadas na sexta-feira, dia 18.

PIG FISCAL

Ambas as escolas receberam a visita do Pig Fiscal, o mascote da campanha Valorize Sinimbu, Peça Nota. “Fomos nas escolas com o objetivo d explicar aos alunos a importância de se pedir nota fiscal no comércio. Explicamos o que são impostos, o que é educação financeira e como podemos participar da campanha Valorize Sinimbu”, revela a secretária de Educação, Mariane Panke. “Explicamos que ao pedir a nota fiscal, estamos contribuindo nas melhorias do município, seja na educação, nas obras ou na saúde”, completa.

Com a presença do Pig Fiscal, os pequenos cantaram a música do mascote e realizaram atividades como quebra-cabeças, caça-palavras, jogo dos sete erros, entre outros. “Foram atividades que divertiram e ao mesmo tempo ensinaram. Ações como essas são muito válidas, pois devemos ensinar desde pequenos a importância de poupar e pedir nota fiscal. Acredito que os alunos, ao chegarem em casa, repassaram o que aprenderam aos pais. Ao mesmo tempo, vale frisar que ensinamentos assim não devem ser impostos, devem ser ensinados de forma divertida, para que tragam bons resultados”, explica Mariane.

SAÚDE NA ESCOLA

Com relação ao Programa Saúde na Escola, a enfermeira Regina Jaeger, responsável pelas atividades, explica que foram realizadas a avaliação das cadernetas de vacinação, avaliação bucal, antropometria (peso e altura) e teste de visão em todas as crianças, das duas escolas. “Todas as ações do programa serão realizadas em todas as escolas do município. Frisamos que os pais devem levar as crianças que receberam um bilhete com orientações, para dar seguimento na avaliação”, destaca Regina.

Segundo ela, todas as crianças avaliadas na sexta-feira que apresentaram alguma alteração no teste de visão, avaliação bucal ou possuem vacinas em atraso, receberam um bilhete avisando os pais para tomarem as devidas providências. “No ano que vem voltaremos nas escolas para fazer uma nova avaliação e verificar se os pais seguiram o que foi recomendado”, completa a enfermeira.

No primeiro dia de ações do Saúde na Escola, 46 crianças foram avaliadas. Desse total. Quatro necessitam de avaliação com oftalmologista (oculista), cinco estão com vacinas em atraso, 34 necessitam de consulta com dentista e 12 estão com sobrepeso ou obesidade. “Pelo primeiro dia, percebemos que a maior demanda de atendimento está na consulta com dentista. É fundamental que os pais levem seus filhos para esse atendimento e sigam em casa as orientações, diariamente”, finaliza Regina.

Agenda dos programas

O Programa Saúde na Escola continuou ontem, dia 23, na Emef Nossa Senhora de Fátima, em Pinhal Santo Antônio. Dia 30, as ações acontecem nas Emefs Guararapes e Sete de Setembro. Dia 1º de setembro, o Programa desenvolve ações nas Emefs Adolfo Boettcher e Padre José de Anchieta.

Dia 5, serão beneficiados os alunos das Emefs Alfredo Kappel e Cruzeiro do Sul. Dia 6, será a vez da Emef Luiz Fredrich e dias 13 e 14 de setembro, Emef Nossa Senhora da Glória. Nos dias 21 e 22 de setembro, as atividades serão realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Frederico Kops. Já em outubro, no dia 19, será a vez da Emef Carlos Boettcher e dia 26, Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz.

Já as atividades com Pig Fiscal também devem acontecer em todas as demais escolas do município. O cronograma está sendo montado pela Secretaria de Educação.

Sobre os programas

Valorize Sinimbu, Peça Nota: é uma campanha das Secretarias de Administração e Finanças e Planejamento e visa incentivar a emissão de notas, através de premiação pela troca das mesmas, e promover a educação fiscal em escolas.

Saúde na Escola: é uma ação conjunta da Saúde e da Educação que visa contribuir para o fortalecimento de ações no enfrentamento de vulnerabilidades e ampliação das ações de saúde para os estudantes da rede pública.

Atividades de educação financeira foram realizadas nas duas escolas.

Alunos passaram por diversas avaliações, entre elas a avaliação bucal.