Sinimbu participa de Congresso e Seminário da Saúde

Publicado 15/08/2017 00:00
Atualizado 15/08/2017 16:01
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Eventos realizados entre os dias 8 e 10 de agosto colocaram o município em destaque a nível estadual.

O município de Sinimbu, através da secretária de Saúde e Bem Estar Social, Sinara Dhiel, esteve presente no COSEMS – Congresso Estadual dos Secretários Municipais de Saúde – e 29º Seminário de Municipalização da Saúde. Os eventos aconteceram entre os dias 9 e 10 de agosto e tiveram como tema A qualidade da Governança no SUS, discutindo diversos assuntos como a autonomia local, pactuação regional em saúde e as relações institucionais.

Segundo Sinara, o COSEMS é considerado um dos mais importantes congressos da gestão municipal em saúde. “Isso porque é um espaço onde são pautadas questões relacionadas aos grandes desafios que os secretários de saúde enfrentam no seu cotidiano de trabalho”, completa a secretária de Sinimbu.

Sinara também é a representante do COSEMS/RS no Grupo de Trabalho Bipartite da Atenção Básica e no Mais Médicos. Dessa forma, a secretária de Saúde de Sinimbu protagonizou como uma das coordenadoras uma das oficinas do evento, que teve como tema A Atenção Básica, o PMAQ-AB e o Programa Mais Médicos. “Essa oficina teve por objetivo discutir e orientar sobre como organizar a Atenção Básica, como implantar o e-SUS e debater os processos de avaliação do PMAQ-AB, buscando formas de avaliar em consonância com os indicadores do e-SUS”, revela Sinara. “Além disso, tratou também da situação do Programa Mais médicos, informando como solicitar novos profissionais e detalhar os processos do Programa, além de refletir sobre a Atenção Básica, o provimento de profissionais médicos e o monitoramento e avaliação dos serviços”, finaliza.

MAIS DESTAQUE

Outro fato, que colocou o município de Sinimbu em evidência no evento foi ter sido um dos únicos municípios da região a ter uma experiência exitosa selecionada a ser apresentado na exposição Mostra Estadual de Experiências Exitosas do SUS nos Municípios do Rio Grande do Sul 2017. O trabalho selecionado e apresentado pela psicóloga Isabel Vargas Witczak, na categoria Promoção em Saúde, foi o Cinema com Pipoca. “Esse projeto tem sido uma atividade de muita participação em Sinimbu. Ele objetiva engajar os idosos ao lazer e reflexões sobre o seu próprio envelhecer, propondo envolver os participantes de formas ativa e saudável em atividades de cunho social, cultural e integrativo, de acordo com as políticas vigentes em nosso país”, salienta Sinara.

A secretária de Saúde de Sinimbu coordenou uma das oficinas do COSEMS.

Sinara e a psicóloga Isabel também apresentaram o projeto Cinema com Pipoca.