Município adere ao Programa de Saúde na Escola


Publicado 20/07/2017 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag

Ações realizadas nas escolas serão registradas e encaminhadas para o Ministério da Saúde.


A Prefeitura de Sinimbu, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, aderiram ao PSE - Programa Saúde na Escola 2017/2018. As atividades se iniciam a partir do segundo semestre em todas as escolas do município. O lançamento do Programa e as primeiras orientações e explicações sobre o mesmo, foram realizados na manhã de hoje, dia 20, na Câmara de Vereadores.

Com o PSE, 12 ações serão desenvolvidas de forma conjunta nas escolas do município. Serão realizadas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação de saúde bucal; verificação da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; e promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Na manhã de hoje, a equipe responsável pelo programa nas duas Secretarias fez uma explanação aos professores da rede de ensino. Todas essas atividades já eram realizadas nas escolas, mas o município não participava do programa. Agora as ações serão realizadas de forma oficial e registradas no sistema E-Sus utilizado nos Postos de Saúde. Dessa forma, todas as informações vão direto para o Ministério da Saúde pelo sistema.

Os alunos serão avaliados tanto pela equipe da saúde, quanto da educação. Avaliações alteradas serão comunicadas aos pais para que eles mantenham o acompanhamento solicitado. “Este programa vem a calhar pela união das duas Secretarias em um mesmo programa. Com todos estes profissionais envolvidos vai ser feito uma melhor prevenção da saúde e também será possível detectar possíveis problemas de saúde que possam ser tratados com antecedência antes de ficar mais grave”, avalia a secretária de Saúde, Sinara Dhiel. 

 

Sobre o PSE

O PSE, política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. Através dele, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A articulação intersetorial das redes públicas de saúde, de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE é a base do programa e implica mais do que ofertas de serviços em um mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade.

O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Aline Haag
Programa foi apresentado aos educadores de rede municipal na manhã de hoje, dia 20.
Programa foi apresentado aos educadores de rede municipal na manhã de hoje, dia 20.