Município adere ao Programa de Saúde na Escola

Publicado 20/07/2017 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Ações realizadas nas escolas serão registradas e encaminhadas para o Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Sinimbu, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, aderiram ao PSE - Programa Saúde na Escola 2017/2018. As atividades se iniciam a partir do segundo semestre em todas as escolas do município. O lançamento do Programa e as primeiras orientações e explicações sobre o mesmo, foram realizados na manhã de hoje, dia 20, na Câmara de Vereadores.

Com o PSE, 12 ações serão desenvolvidas de forma conjunta nas escolas do município. Serão realizadas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação de saúde bucal; verificação da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; e promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Na manhã de hoje, a equipe responsável pelo programa nas duas Secretarias fez uma explanação aos professores da rede de ensino. Todas essas atividades já eram realizadas nas escolas, mas o município não participava do programa. Agora as ações serão realizadas de forma oficial e registradas no sistema E-Sus utilizado nos Postos de Saúde. Dessa forma, todas as informações vão direto para o Ministério da Saúde pelo sistema.

Os alunos serão avaliados tanto pela equipe da saúde, quanto da educação. Avaliações alteradas serão comunicadas aos pais para que eles mantenham o acompanhamento solicitado. “Este programa vem a calhar pela união das duas Secretarias em um mesmo programa. Com todos estes profissionais envolvidos vai ser feito uma melhor prevenção da saúde e também será possível detectar possíveis problemas de saúde que possam ser tratados com antecedência antes de ficar mais grave”, avalia a secretária de Saúde, Sinara Dhiel.

Sobre o PSE

O PSE, política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. Através dele, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A articulação intersetorial das redes públicas de saúde, de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE é a base do programa e implica mais do que ofertas de serviços em um mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade.

O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Programa foi apresentado aos educadores de rede municipal na manhã de hoje, dia 20.