Autorizada a contratação de empresa para padronizar o destino do lixo

Publicado 19/07/2017 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento,Secretaria de Obras e Trânsito Municipal,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Prefeitos assinaram a documentação para abertura do edital de seleção durante reunião do Cisvale.

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, esteve presente na reunião do Cisvale – Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo. A reunião aconteceu na segunda-feira, dia 17, e entre os assuntos da pauta esteve a contratação de uma empresa que irá padronizar o destino do lixo na região. A documentação para a abertura do edital de seleção da empresa que prestará serviços técnicos ambientais na região foi assinada na oportunidade.

A empresa contratada deverá fazer um estudo do plano de resíduos de cada município e atualizar os já existentes. A partir desses diagnósticos deverá ser elaborado um plano regional que irá respeitar o sistema de coleta de lixo de cada município, mas que irá padronizar o destino do mesmo.

A contratação deve custar entre R$ 300 mil e RS 400 mil ao Cisvale. Atualmente, os 13 município que compõem o Cisvale gastam em torno de R$ 1,5 milhão com o lixo de seus municípios, que é destinado ao aterro em Minas do Leão. Além da contratação da empresa, a reunião tratou ainda das alterações no estatuto do Cisvale, como a inclusão de Boqueirão do Leão no consórcio, forma de publicidade, entre outros.

Amvarp também teve reunião

Os prefeitos dos municípios integrantes da Amvarp – Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo – estiveram reunidos antes do encontro dos prefeitos do Cisvale. Dois assuntos principais foram abordados na reunião.

Representantes da 6ª Coordenadoria Regional de Educação falaram sobre os programas Primeira Infância Melhor, Criança Feliz e Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar. O objetivo foi conscientizar os prefeitos quanto a adesão aos programas.

Outro assunto foi a gestão das águas da Bacia do Rio Pardo. A ideia é buscar soluções para problemas que estão ocorrendo, como a não preservação da mata ciliar e as dificuldades no abastecimento de água.

Divulgação
Reunião foi realizada na segunda-feira, após o encontro dos prefeitos da Amvarp.