Torneiro das Sociedades de Bolão de Mesa começou no sábado

Publicado 19/07/2017 00:00

Sociedade Centenário, de Paredão, saiu na frente e venceu a primeira etapa da competição.

O município de Sinimbu deu início ao Torneio das Sociedades de Bolão de Mesa na tarde de sábado, dia 15. Com o objetivo de resgatar a cultura germânica e promover a integração entre as comunidades, a competição reúne cinco Sociedades. A grande final está prevista para novembro, na Exposin.

A primeira etapa do Torneio aconteceu na sede da Sociedade Fraternidade, no Salão Wartchow, em Rio Pequeno. Antes dos jogos começarem, autoridades se pronunciaram para dar início oficialmente a competição e frisaram a importância de se resgatar os jogos de bolão de mesa, tradição trazida para a região pelos imigrantes alemães.

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, frisou a integração entre as participantes da competição. “É bom ver as pessoas saindo de casa e se distraindo com outras coisas. Todos temos afazeres, mas é preciso descontrair e curtir momentos de lazer”, destacou. Além da prefeita, estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Sinimbu, Ruben Preuss, a secretária municipal de Educação, Mariane Panke, e o diretor de Cultura, Desporto e Turismo, Felix Weis.

Em seguida, uniformizadas e com suas bandeiras, as integrantes das Sociedades realizaram os tradicionais três vivas e a entrega das bandeiras. Durante os jogos, enquanto uma Sociedade jogava, as outras aproveitavam a tarde para conversar, trocar experiências e já planejar os próximos encontros.

RESULTADOS

Depois da tarde de jogo foi anunciada a pontuação geral de cada Sociedade. Em primeiro lugar, com 201 pontos, ficou a Sociedade Centenário de Paredão. Em segundo, com 197 pontos, ficou a Sociedade Orquídea de Linha Almeida. Com 196 pontos, o terceiro lugar foi para a Sociedade Nova Esperança de Bela Vista; e com 195 pontos, o quarto lugar ficou com a Sociedade da Escas de Sinimbu. O quinto lugar foi para a Sociedade Fraternidade de Rio Pequeno, que somou 186 pontos.

Próximas etapas

O Torneio das Sociedades de Bolão de Mesa terá sequência em agosto (veja abaixo). As próximas etapas já foram definidas no início da competição. Como a Sociedade Centenário decidiu participar após esse cronograma já ter sido montado, a entidade não irá sediar nenhuma etapa.

5/08: 2ª etapa em Linha Almeida

9/09: 3ª etapa na Escas

23/09: 4ª etapa na Bela Vista

Novembro: final na Exposin

Sociedades realizarão etapas ao longo dos próximos meses e a final acontece em novembro.

Abertura contou com a presença de autoridades que ressaltaram a importância de se resgatar a cultura germânica.