Prefeitura inicia ressarcimento do calcário usado na propriedade

Publicado 06/07/2017 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

A Prefeitura de Sinimbu, através da Secretaria de Agricultura, iniciou essa semana o reembolso dos valores gastos por produtores rurais na aquisição de calcário para as propriedades. O ressarcimento faz parte do Programa Municipal de Uso Sustentável do Solo e da Água, que nessa primeira etapa prevê o reembolso de parte do valor gasto pelos agricultores.

Instituído em abril, os produtores rurais que participarem do programa receberão até R$ 60 por tonelada de calcário usada na recuperação do solo, com limite de 10 toneladas por produtor. “Até o momento, já efetuamos o ressarcimento de cerca de 100 toneladas de calcário”, destaca o assessor da Secretaria de Agricultura, César Zitzke.

Segundo ele, os produtores que ainda não se cadastraram no Programa, podem fazê-lo de acordo com as regras do mesmo. “O Programa é amplo. Ele foi criado com o intuito de atingir o ressarcimento de mais de 500 toneladas de calcário. Quem tiver alguma dúvida sobre como funciona o Programa ou o ressarcimento, pode vir falar com a equipe na Secretaria de Agricultura ou com o pessoal da Emater”, completa César.

TROCA DE NOTAS FISCAS

César lembra os agricultores que também já está em andamento a campanha Valorize Sinimbu, Peça Nota. “O primeiro sorteio é exclusivo para os produtores rurais e acontece no dia 25 de julho. Por isso lembramos que todos que possuem Bloco de Produtor com inscrição em Sinimbu, podem vir trocar suas notas”, destaca.

A troca das notas fiscais por cautelas, no caso dos produtores rurais, pode ser feita apenas na Secretaria de Agricultura. A cada R$ 2 mil em notas de tabaco (com limite de R$ 20 mil por nota) ou a cada R$ 1 mil em notas de outros produtos agrícolas (com limite de R$ 10 mil por nota), o produtor recebe uma cautela. “Nessa primeira etapa, serão sorteados 10 produtores rurais que receberão, cada um, três horas máquina”, finaliza Zitzke.