Quatro bebês sinimbuenses já nasceram em Santa Cruz do Sul


Publicado 14/06/2017 15:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag

Partos pelo SUS já estão sendo realizados na cidade vizinha. Reunião no início do mês organizou a prestação do serviço pelo HSC.


A resolução 206/17 da CIB/RS determinou que, a partir do início deste mês, todos os partos via SUS – Sistema Único de Saúde – devem ser realizados em hospitais referência. Dessa forma, as gestantes de Sinimbu estão sendo encaminhadas para o HSC – Hospital Santa Cruz. Uma reunião no início do mês definiu os detalhes dessa mudança. Quatro bebês sinimbuenses já nasceram na cidade vizinha.

Com a aprovação da resolução da CIB/RS foi projetada a rede Cegonha para os municípios da região. Ficou determinado que somente poderiam realizar partos via SUS os hospitais que realizam no mínimo 365 partos por ano. Dentro dessa ótica, o município de Sinimbu, através do HBS – Hospital beneficente Sinimbu –, não pode mais realizar os partos e as gestantes passaram a ser encaminhadas para o HSC.

Segundo a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, a resolução prevê que o transporte sanitário da gestante deve ser feito em conjunto pela família e município, sendo que os familiares podem levar a futura mãe direto para o HSC quando iniciar o trabalho de parto. “Caso não consiga fazer isso, a família pode procurar a unidade de saúde mais próxima ou o HBS, para solicitar ajuda”, explica a secretária.

Para conseguir elaborar e organizar o fluxo de atendimento das gestantes de Sinimbu, Sinara participou de uma reunião no dia 2 de junho junto com a equipe de enfermagem, equipe médica, setor de AIHs e setor administrativo do HSC. “Na reunião foi combinado que as gestantes poderão ser encaminhadas pelas unidades de saúde com o documento de referência e contra referência, bem como um contato prévio com o centro obstétrico do Hospital Santa Cruz. As que preferirem, poderão se dirigir diretamente ao local”, detalha.

Sinara conta que na reunião também foi oferecido um curso de gestantes no HSC para as futuras mães Sinimbuense que quiserem fazer. Além disso, na oportunidade, elas podem conhecer a casa de saúde onde o seu bebê nascerá. “Sobre o registro de nascimento das crianças, ele deve ser feito em Sinimbu. Nele deve constar que o bebê é natural de Sinimbu e nasceu em Santa Cruz do Sul, conforme uma portaria do Ministério da Saúde”, salienta Sinara.

PRIMEIROS BEBÊS

Na semana passada, nasceram os primeiros bebês snimbuenses em Santa cruz do Sul. “Deu tudo certo no parto e as mães foram bem atendidas. Os bebês logo fizeram os exames e as vacinas iniciais ainda no Hospital Santa Cruz. Além disso, as mães já vieram ao Posto de Saúde para marcar a primeira consulta e contar que ficaram satisfeitas com o atendimento recebido em Santa Cruz, frisa Sinara.

No dia 6 de junho nasceram João Pedro Carvalho, filho de Cristiane Schulz e Sidnei Carvalho; Igor da Silva, filho de Nair de Fátima da Silva; e Andriel Cassiano Behm, filho de Liane e Cássio Behm. Já no dia 9 de junho nasceu Benjamin Kuentzer, filho de Maiara Fátima de Souza e Jeferson Kuentzer.

Divulgação
Cristiane foi a primeira mãe a dar a luz em Santa Cruz do Sul e Maiara teve seu filho no último dia 9.
Cristiane foi a primeira mãe a dar a luz em Santa Cruz do Sul e Maiara teve seu filho no último dia 9.

Divulgação
Liane também teve seu filho no dia 6.
Liane também teve seu filho no dia 6.

Divulgação
Filho de Nair nasceu no dia 6 de junho.
Filho de Nair nasceu no dia 6 de junho.