Prefeita busca auxílio durante reunião da Famurs

Publicado 13/06/2017 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento,Secretaria de Obras e Trânsito Municipal,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Encontro com o Ministro da Integração Nacional ocorreu na segunda-feira, dia 12.

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, esteve em Porto Alegre ontem, dia 12. Na oportunidade, junto com outros prefeitos de municípios atingidos pelas chuvas, ela participou da reunião da Famurs – Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul – com o Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho.

Sandra pediu ajuda para o município devido as estragos ocorridos em estradas gerais e vicinais e destruição de pontes e pontilhões, o que prejudicou inclusive o transporte escolar e a acessibilidade de várias famílias. Ela revela ainda que as chuvas ocasionaram o desalojamento de quatro famílias e impossibilitou a ida de alunos para a escola na localidade de Alto Rio Pequeno. Ocorreram ainda prejuízos no setor agrícola, com perdas na safra de milho.

A prefeita lembrou o decreto de emergência, emitido pelo município no dia 30 de maio, enviado ao Governo do Estado no dia 3 de junho e homologado no dia 7. Esse mesmo decreto já foi reconhecido pelo Governo Federal, na semana passada, dia 9.“Em virtude disso tudo, temos presa em receber recursos para socorrer e resolver as situações imediatas”, frisa Sandra.

Durante a reunião na Famurs, Sandra explica que foi solicitado ao Governo Federal que libere emendas de máquinas e equipamentos para a agricultura o mais breve possível. “Também exigimos que o Governo do Estado priorize as contas atrasadas com os municípios, principalmente na área da saúde. Sinimbu possui quase R$ 300 mil a receber do Estado”, completa.

A prefeita disse ainda que também foi pedido ao Governo do Estado um programa de recuperação do solo, para melhorar a qualidade das lavouras atingidas pelas enxurradas e aumentar a produtividade no setor agrícola. “Esperamos que realmente o Governo Federal se sensibilize e libere algum recurso. Apesar do Ministro Hélder Barbalho não ter falado em valores, hoje o que o Estado pleiteia são R$ 339 milhões para auxiliar os municípios atingidos pelas chuvas”, finaliza Sandra.

Barbalho e o Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, sobrevoaram cidades atingidas pelas fortes chuvas das últimas semanas. Durante o seu pronunciamento na Famurs, Barbalho disse que ainda não houve tempo para quantificar o tamanho do prejuízo. “O que nos trouxe aqui foi a sinalização e a disponibilidade, para junto ao Governo do Estado, de o mais rápido possível ter a consolidação da homologação e reconhecimento do estado de emergência de todos os municípios que precisam disso. Depois disso será apresentado um plano de trabalho para a reconstrução das áreas atingidas”, frisou.

Hélder Barbalho não falou em valores para ajudar os municípios.