Sinimbu decreta Situação de Emergência após a chuva

Publicado 01/06/2017 16:00
Atualizado 01/06/2017 17:12
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento,Secretaria de Obras e Trânsito Municipal,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Estradas, pontilhões e bueiros sofreram diversos danos em várias localidades do município.

A Administração Municipal de Sinimbu decretou na terça-feira, dia 30, Situação de Emergência. A decisão foi tomada após a vistoria em estradas, pontilhões e bueiros no interior do município. Diversas localidades foram atingidas pela chuva dos últimos dias, prejudicando inclusive o transporte escolar. Os prejuízos somam aproximadamente R$ 800 mil.

Na segunda-feira, dia 29 e na terça-feira, dia 30, a equipe da Administração Municipal percorreu diversas localidades do interior do município para avaliar os estragos ocasionados pela chuva no final de semana. Com as primeiras avaliações em mãos, já foi possível analisar o tamanho do prejuízo e o município decidiu decretar Situação de Emergência.

Conforme o vice-prefeito e também secretário de Obras de Sinimbu, Claus Wagner, o levantamento de dados relativos aos prejuízos continua, uma vez que a chuva voltou e o nível dos rios aumentou novamente. “Comunicamos a Defesa Civil e com o Decreto de Situação de Emergência esperamos conseguir algum recurso a nível de Governo”, pontua. “Acredito que quando as águas baixarem por completo, teremos ainda mais surpresas e danos para contabilizar”, completa.

Segundo ele, a maior preocupação é com os pontilhões. Diversos deles foram danificados, principalmente no Alto Rio Pequeno, e somente quando a água baixar totalmente será viável calcular o exato valor do prejuízo. “No Alto Rio Pequeno tivemos dois passos bastante danificados. Um deles teve a estrutura de concreto arrancada. O outro, toda a cabeceira. Quando as águas baixarem, vamos liberar um acesso provisório. Durante as férias de inverno, pretendemos concretar a laje desse primeiro passo e projetar mais um canal no segundo pontilhão. Dessa forma vamos aumentar a vasão dele e solucionar essa questão da cabeceira que sempre é um problema”, detalha.

Devido aos problemas nos pontilhões em Alto Rio Pequeno, o transporte escolar foi suspenso por dois dias na localidade. Para evitar que os alunos percam aula, a Secretaria de Educação de Sinimbu está analisando uma medida para realizar o transporte desses alunos. Esse transporte pode ocorrer pela Linha Evaristo e Linha Almeida até a escola de Rio Pequeno, provisoriamente até que se reestabeleça emergencialmente a passagem pelo pontilhão do Alto Rio Pequeno.

Em relação as estradas, Claus explica que a maioria foi prejudicada, principalmente a região de Rio Pequeno, Alto Rio Pequeno e Salto Rio Pardinho. “Vamos trabalhar intensamente na recuperação dos acessos e dos pontos afetados pela cheia do rio ou chuvarada. Se for necessário, vamos exceder horários e trabalhar nos finais de semana”, salienta.

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, disse que o volume de chuva nos dias 26 e 27 de maio foi maior que o esperado para essa época do ano e isso ocasionou diversos problemas no município. “Já percorremos toda região e continuamos contabilizando as perdas. Somente com a coleta de todos os dados saberemos o exato tamanho do prejuízo no município”, frisa. “Também já estamos vendo a melhor maneira de atender a comunidade e recuperar os danos nos pontilhões e estradas”, finaliza.

Hoje, dia 1ª, o major Alexsandro Goi e o sargento Valdecir Ambrosio, da Coordenadoria Regional da Defesa Civil do Estado em Lajeado estiveram em Sinimbu. Acompanhados da equipe da Administração Municipal, eles conversaram e orientaram sobre o decreto de Situação de Emergência.

Estrada atingida pela cheia do rio em Salto Rio Pardinho precisará de reparos.

Pontilhão no Alto Rio Pequeno foi destruído com a chuva do final de semana.

Reunião com a Coordenadoria Regional da Defesa Civil hoje orientou a Administração Municipal.