Gestantes de Sinimbu terão seus filhos em Santa Cruz do Sul


Publicado 24/05/2017 16:00
Atualizado 24/05/2017 16:46
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag

Resolução determinou que todos os partos via SUS do município serão realizados no Hospital Santa Cruz.


A Secretaria de Saúde e Bem Estar de Sinimbu está trabalhando na orientação das gestantes do município. Através de um resolução da Secretaria de Saúde do Estado, o Hospital beneficente Sinimbu deixará de fazer os partos do SUS – Sistema Único de Saúde. A partir do dia 1º de junho, todas as gestantes de Sinimbu, que quiserem ter seus filhos através do SUS, serão encaminhadas para o Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul.

Segundo a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, os agentes comunitários de saúde já estão visitando as localidades para esclarecer e orientar a comunidade. Da mesma forma, uma reunião será realizada na próxima terça-feira, dia 30, às 11h, para as gestantes, com o intuito de esclarecer sobre a resolução 206/17 da CIB/RS.

De acordo com a resolução, os partos devem ser realizados em locais com estrutura e maior número de nascimentos, uma média de 365 partos anuais ou mais. Além disso, esses hospitais devem ter uma equipe presencial 24 horas por dia e não apenas em horários de sobreaviso. Essas equipes devem ser compostas por médico obstetra, médico pediatra, médico anestesista e enfermeiro.

Sinara explica que com a medida, todas as gestantes de Sinimbu podem se dirigir diretamente ao Hospital Santa Cruz. “A partir do dia 1º, assim que a gestante sentir as dores do parto, o familiar poderá conduzir a mesma para Santa Cruz do Sul. Não será necessário passar por triagem em Sinimbu ou pegar requisição. Em casos mais urgentes ou específicos, a Secretaria de Saúde também auxiliará com o transporte, como já vinha acontecendo”, detalha.

A secretária avalia a medida como positiva, levando em consideração a avaliação do grupo técnico que elaborou a resolução. “A equipe técnica do Estado diz que com essa medida serão evitadas mortes de recém nascidos. Levando em consideração essa perspectiva, a rede de atenção aos partos e nascimentos tende a melhorar para as gestantes, pois o parto será realizado em local com maior estrutura e com uma equipe presencial completa, mais especializada”, afirma.

A partir de junho, o Hospital Santa Cruz receberá todas as gestantes de Sinimbu, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul. As gestantes de Candelária, Herveiras, Vale do Sol e Gramado Xavier serão encaminhadas para o Hospital de Candelária. Em Rio Pardo, o Hospital irá atender, além das gestantes do município, as mulheres de Pantano Grande. Já o Hospital de Venâncio Aires atenderá Mato Leitão, Vale Verde, Passo do Sobrado e Venâncio Aires.

Divulgação
Grávidas poderão se dirigir diretamente ao Hospital Santa Cruz a partir do dia 1º de junho.
Grávidas poderão se dirigir diretamente ao Hospital Santa Cruz a partir do dia 1º de junho.