Audiência Pública debateu o Plano Plurianual

Publicado 24/05/2017 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento,Secretaria de Obras e Trânsito Municipal,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Objetivo foi apresentar a comunidade o que será meta ou ação nos próximos quatro anos.

O município de Sinimbu, através da Secretaria de Finanças e Planejamento, realizou uma Audiência Pública na noite de segunda-feira, dia 22, para debater o PPA – Plano Plurianual. O objetivo foi mostrar para a comunidade as ações, metas e iniciativas propostas para os próximos quatros anos. 30 pessoas participaram da reunião.

O PPA está sendo elaborado pela Secretaria de Finanças e Planejamento e levou em consideração as opiniões e sugestões de cada Secretaria e diversos Conselhos Municipais. O mesmo terá validade de quatro anos – de 2018 à 2021 – e servirá como base para alcançar objetivos determinados este ano.

Na Audiência Pública, a diretora de contabilidade da Prefeitura de Sinimbu, Tânia Greiner, e o secretário de Administração e Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho, apresentaram todo o PPA. Eles falaram sobre os Programas de Gestão e Manutenção e Programas Finalísticos e Temáticos. Além disso, apresentaram ainda uma previsão do orçamento para os próximos anos, bem como percentuais gastos com cada setor.

As dificuldades administrativas também foram detalhadas. Gastos com folha de pagamento, energia elétrica e a falta de reajustes nos valores repassados pelo Estado e União, para manter programas, foram analisados e a comunidade presente pode entender melhor a real situação do município.

A prefeita Sandra Backes frisa que a crise política do país causa incertezas nos gestores públicos, principalmente na captação de recursos. “Hoje para investimentos precisamos de recursos federais. Cadastramos vários projetos, mas a economia do país está em crise em função da política brasileira”, disse. “Mesmo assim estamos confiantes que a situação deve se resolver. A vida acontece nos municípios e a comunidade precisa ser atendida. As demandas só aumentam. A União e o Estado não estão assumindo suas responsabilidades”, completa.

Comunidade pode analisar as previsão do orçamento e opinar durante a Audiência.