Sinimbu busca parcerias na Secretaria de Agricultura do Estado

Publicado 18/05/2017 17:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Comitiva foi buscar informações sobre os programas Cálcario, Dissemina e Sementes Forrageiras.

O Secretário de Administração, Finanças e Planejamento de Sinimbu, Carlos Backes Filho, o assessor da Secretaria de Agricultura, César Zitzke e o vereador Roque Folmer (DEM) estiveram em Porto Alegre ontem, dia 17. Na oportunidade estiveram reunidos com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, e o deputado estadual Elton Weber (PSB) para buscar detalhes sobre os programas Calcário, Dissemina e Sementes Forrageiras 2017.

A conversa sobre Programa Estadual de Calcário contou com a presença do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar e assistente técnico estadual em Solos, Edemar Streck. Durante o debate, foi sugerida uma participação de todas as entidades e associações de produtores, bem como Emater e orientadores das fumageiras, visando principalmente fomentar o Programa Municipal de Uso Sustentável do Solo e da Água. O assessor da Secretaria de Agricultura de sinimbu explicou que o programa é amplo e além de buscar a fertilidade e conservação do solo, prevê o uso sustentável da água.

O engenheiro agrônomo da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Rivaldo Dhein, também acompanhou o encontro e elogiou o programa e a iniciativa de  Sinimbu. Ele salientou que a base da economia do município é o tabaco, mas que, no entanto, outras atividades produtivas podem e devem ser incentivadas. Ele citou a silvicultura, que trata do reflorestamento como fonte alternativa para as propriedades.

Com relação a inseminação artificial dos rebanhos, o grupo de Sinimbu reitera que o programa vem ao encontro dos produtores, principalmente os da bacia leiteira. Carlos explica que o município visa uma parceria com o Estado para melhorar a genética e a produção do seu rebanho.

O secretário Ernani Polo disse que momentaneamente os recursos para o programa Dissemina não estão disponíveis. Porém, ele se colocou a disposição para buscar uma parceria entre o município e governo, para que Sinimbu possa melhorar o seu programa de inseminação artificial.

Com relação ao programa de Sementes forrageiras, o município colheu dados junto a Secretaria de Desenvolvimento Rural, com objetivo de viabilizar o programa. “Houve um primeiro contato com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, através do qual o município poderá aderir a esse novo programa”, detalha o secretário de Administração, Finanças e Planejamento de Sinimbu.

César explica que no primeiro momento, o município deve se reunir novamente com o Sindicato para detalhar a parceria. “Logo após, estaremos lançando mais esse programa que irá beneficiar os agricultores de Sinimbu”, comenta.

Na avaliação do secretário Carlos, o município caminha em busca do desenvolvimento e o melhoramento do setor agrícola. “Manter programas como o Troca Troca de sementes, aderir ao Troca Troca de sementes transgênicas, colocar em prática o programa municipal do calcário e ir em busca do programa de Sementes Forrageiras mostra o comprometimento do Poder Público com o futuro de Sinimbu. São ações pontuais que no contexto geral e em um futuro próximo, darão resultados positivos”, finaliza.

Sobre os programas

Programa Calcário (Programa Estadual de Correção da Acidez do Solo): o programa tem o objetivo central de aumentar a produtividade, e consequentemente, a produção da pequena propriedade de exploração familiar, promovendo sua sustentabilidade e sobrevivência na atividade agropecuária. Ele pretende fomentar e difundir o emprego do insumo calcário para corrigir a acidez do solo, característica da quase totalidade dos solos gaúchos

Programa Dissemina (Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite): o programa busca a excelência na produção da carne gaúcha e a sua valorização pelos aspectos diferenciais do Rio Grande do Sul, além de disponibilizar novas tecnologias aos pecuaristas. Ele trabalha em parceria com os municípios no melhoramento genético do rebanho bovino gaúcho, contribuindo para o desenvolvimento das cadeias produtivas da pecuária de corte e leite, em especial ao sistema de agricultura e pecuária familiar.

Programa Sementes Forrageiras: o programa disponibiliza linha de crédito para aquisição de sementes forrageiras para pastagens de inverno. O objetivo da iniciativa é propiciar aumento de produção e produtividade e melhorar a qualidade do leite e dos rebanhos de corte nos estabelecimentos de base familiar.

Divulgação
Encontro com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, aconteceu ontem, dia 17.