Sinimbu receberá projeto de sustentabilidade da RGE Sul


Publicado 27/04/2017 10:00
Atualizado 27/04/2017 16:18
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag

Atividades sobre energia e preservação do meio ambiente serão realizadas para estudantes e professores.


Inserir a temática da sustentabilidade no ambiente escolar, contribuindo para a formação de sociedades mais sustentáveis é o objetivo do projeto Educar para Transformar. Através de uma iniciativa da RGE Sul, desde 2012 o projeto movimenta alunos e educadores da rede pública de ensino dos municípios da área de concessão da empresa em uma proposta educativa sobre energia, água, resíduos e mobilidade. Esse ano, o município de Sinimbu será contemplado com as ações.

Detalhes para a realização do projeto no município foram acordados na terça-feira, dia 25, em reunião na Prefeitura do município. Participaram da reunião a prefeita Sandra Backes, o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho, o gestor de poder público da RGE Sul, Cristiano Guedes da Silva, e a produtora da Axis Mundi, Cleusa Silveira. As atividades serão realizadas no município no dia 7 de agosto.

Para a prefeita Sandra Backes esse é um projeto que vai de encontro aos alunos do Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano, e importante para a formação dos mesmos. “É algo que vai mexer com os pequenos e refletir nas ações deles em casa. Sabemos que nessa idade, tudo que aprendem acabam levando para os pais. Serão ações educativas que farão toda a comunidade pensar e repensar”, afirma.

A secretária de Educação, Mariane Panke, concorda com a prefeita e destaca o estimulo da economia e preservação. “Desde já, contamos com a participação de todas as escolas nesse projeto. Serão ações que, provocadas dentro da sala de aula, irão refletir em todas as comunidades”, finaliza.  

O PROJETO

Lançado em setembro de 2016, o terceiro ciclo do projeto percorrerá os 118 municípios atendidos pela RGE Sul até setembro de 2017, por meio de 300 ações educativas gratuitas, promovidas em dois momentos: nos Seminários Regionais – capacitações específicas para os educadores –, e nas Ações – momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e professores do ensino fundamental, e realizados em cada uma das cidades contempladas. Integram as Ações um grande círculo para a encenação da história “Inventário de Seres e Coisas” e dinâmicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade.

Na ocasião, serão entregues materiais didáticos para fomentar a continuidade do trabalho nas escolas. A Revista do Professor traz textos e sugestões de atividades para serem desenvolvidas nas instituições. As Revistas dos Alunos apresentam atividades para os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e o CD contém a trilha sonora do espetáculo teatral e o material didático em formato digital. 

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da RGE Sul e realizado em parceria com as Prefeituras – através das Secretarias Municipais de Educação – e Coordenadorias Regionais de Educação, o projeto Educar para Transformar tem o intuito de contribuir com o crescimento da consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los a levarem para o seu dia a dia hábitos favoráveis ao meio ambiente. Mais de 204 mil pessoas participaram das 503 ações realizadas em 79 cidades nos dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015).

Aline Haag
Detalhes do projeto Educar para Transformar foram definidos durante uma reunião.
Detalhes do projeto Educar para Transformar foram definidos durante uma reunião.