Dias de campo orientaram produtores rurais

Publicado 26/04/2017 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Ações integram o Programa Municipal de Uso Sustentável do Solo e Água e foram realizadas em diversas localidades.

Sete dias de campo foram realizados em quatro dias no município de Sinimbu. As ações integraram o Programa Municipal de Uso Sustentável do Solo e Água, promovido pela Prefeitura de Sinimbu, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Emater. As atividades foram realizadas em diversas localidades do município, visando beneficiar toda a população.

As atividades foram realizadas nos dias 12, 17, 18 e 19 desse mês. Além de lançar oficialmente o programa, o público que participou recebeu informações sobre a importância da utilização de corretivos de acidez e fertilidade do solo; importância do uso de plantas recuperadoras das condições físicas das lavouras; discussão de técnicas de controle de erosão; e demonstração prática de técnicas de coleta de amostras de solo.

Conforme o extensionista rural da Emater de Sinimbu, Luis Fernando Marion, o programa foi desenvolvido e planejado para ser implantado de forma continuada, integrando o Plano de Desenvolvimento Rural. “Ele será implantado em etapas, com objetivo de trazer cada vez mais incentivos e orientações técnicas. Na medida do possível, serão destinados recursos público e parcerias com entidades para auxiliar no desenvolvimento do programa e beneficiar os produtores e suas famílias. Além disso, o programa visa agregar renda nas cadeias produtivas, dando retorno local e regional”, explica.

Segundo o assessor da Secretaria de Agricultura de Sinimbu, César Zitzke, com o desenvolvimento do Programa Municipal de Uso Sustentável de Solo e Água, o município pretendem incentivar o uso racional do solo e água. “Da mesma forma, queremos propiciar condições para que produtores possam acessar tecnologias e técnicas para obterem maior eficácia nas atividades das propriedades e com isso obterem melhores resultados econômicos, ambientais e sociais”, ressalta.

CALCÁRIO

Entre as ações do Programa Municipal de Uso Sustentável de Solo e Água está o Programa de Recuperação do Solo, cujo projeto de lei foi aprovado ontem, dia 25, pela Câmara de Vereadores de Sinimbu. O mesmo visa ressarcir o produtor rural, de acordo com a quantidade de calcário usada na propriedade.

Conforme o projeto, o produtor será ressarcido em até R$ 60 por tonelada de calcário usado, com limite de 10 toneladas por produtor. Além disso, o produtor deverá fazer corretamente a coleta do solo e encaminhar para o escritório da Emater de Sinimbu. Essa análise do solo terá um custo de R$ 40. Caso o produtor tenha feito uma análise nos últimos dois anos, em algum laboratório credenciado pela Rolas (Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e Tecido Vegetal dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina), não precisará repetir o teste.

A quantidade de calcário necessária em cada propriedade será recomendada por um técnico da Secretaria de Agricultura ou da Emater de Sinimbu. Com relação a nota fiscal para reembolso do valor do calcário, vale destacar que a mesma deverá ser posterior a recomendação técnica recebida da Secretaria ou Emater.

Sobre o programa

Alguns aspectos foram considerados base para a definição do Programa Municipal de Uso Sustentável do Solo e Água. Para que ele aconteça, os produtores devem ser orientados através de uma campanha de esclarecimentos sobre a importância do uso sustentável do solo e água. Além disso,há necessidade de utilização de critérios técnicos de tomada de decisão em relação a necessidade de uso de corretivos e fertilizantes nas lavouras, uso de plantas recuperadoras e controle da erosão.

Ainda foi constatada que há necessidade de conscientizar os produtores em relação a conservação dos recursos hídricos através de palestras e proposição de um modelo de Pagamento de Serviços ambientais para o futuro. Dessa forma, em um primeiro estágio de preparação para evolução de um Programa Municipal de Incentivo do Uso Racional e Sustentável do Solo e Água, serão implantadas três URT’s para servir de referencial das ações propostas pelo programa.

A implementação das ações previstas no projeto, seguirão o cronograma proposto, podendo ser relampejado caso seja necessário:

2017 – Programa de correção de fertilidade do solo, através do subsídio na aquisição de corretivos e montagem de três URT”s para servir de referência do programa.

2018 – Continuidade do programa de correção do solo, troca de sementes de espécies recuperadoras e nova etapa de divulgação através de dias de campo nos meses de março e abril de 2018, além da implantação de sistemas de controle de erosão nas propriedades.

2019 – Continuidade das ações realizadas nos anos anteriores e a implantação de propriedades referência na preservação de fontes de água e recursos hídricos, divulgação e busca de parcerias para desenvolver o PPSA - Programa de Pagamento de Serviços Ambientais - nas propriedades produtoras de água.

2020 – Continuidade de todas as ações do programa e o lançamento do PPSA Municipal para proteção de nascentes e mananciais de água para os produtores de água.

Divulgação
: Equipe da Emater e Secretaria de Agricultura de Sinimbu orientaram os produtores sobre o manejo correto do solo.