Sinimbu recebeu veículo para o sistema de inspeção sanitária

Publicado 19/04/2017 00:00
Atualizado 19/04/2017 08:33
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Município foi o primeiro da região a receber um carro para esse serviço. Entrega ocorreu através do Cisvale.

O Cisvale - Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo - foi contemplado na quarta-feira, dia 12, com um veículo para atuar dentro do projeto de implantação do serviço de inspeção sanitária. O mesmo foi destinado para Sinimbu, sendo que a entrega foi realizada na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, em Porto Alegre. Outros seis veículos serão destinados a partir da próxima semana beneficiando os municípios consorciados.

Estiveram presentes na solenidade de entrega o presidente do Cisvale, prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert; presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo, prefeito de Candelária, Paulo Butzge; prefeita de Sinimbu, Sandra Backes; além de gestores do Cisvale e dos municípios. As chaves foram entregues pelo secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; e deputados estaduais, Edson Brum e Elton Weber.

Os veículos Renault Sandero foram entregues a municípios que estão em processo de aderir ao Susaf/RS - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte. Um foi para o município de São Francisco de Paula; um para o Consórcio Cisga, da Serra Gaúcha; e outro para o Consórcio Cisvale, do Vale do Rio Pardo. “É muito importante estarmos cada vez mais equipando os municípios para as ações voltadas ao fortalecimento do Susaf e das agroindústrias familiares. Ainda, com o mecanismo dos consórcios é possível estender o uso do veículo a mais municípios para que possam ter uma ação conjunta e equilibrada nesta questão da sanidade”, destacou o secretário Polo.

O presidente do Cisvale, Giovane Wickert, destacou que a adesão ao Susaf/RS foi possível graças a recursos no montante de R$ 350 mil, com o qual foi possível adquirir sete veículos, e faltava um para contemplar aos municípios dentro de uma logística estipulada pelo projeto, que era Sinimbu. “Quis a ironia, que justamente Sinimbu fosse o primeiro a ser contemplado. Os demais municípios receberão na próxima semana, pois o Cisvale teve que fazer o seguro e o emplacamento dos carros antes do repasse. Assim, conseguiremos dar um novo plus às agroindústrias da nossa região e todos irão se beneficiar disso”, explicou o prefeito de Venâncio Aires.

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, disse que o veículo será importante dentro do processo de implantação do sistema. “Vamos alavancar as agroindústrias no nosso município. Temos uma série de atividades que podem ser beneficiadas, além de aumentar a comercialização desses produtos. Fomos o primeiro município beneficiado e estamos muito agradecidos, especialmente, ao Cisvale”, observou.

O Consórcio Cisvale é formado por Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Sobre o Susaf

O Susaf é um programa de reconhecimento de equivalência do serviço de inspeção municipal ao serviço de inspeção estadual. Em decorrência deste reconhecimento, os municípios podem comercializar seus produtos fora de seus limites. Atualmente são 20 municípios aderidos ao sistema no Rio Grande do Sul, mais de 200 pedidos de adesão, e em torno de 40 municípios em processo de adequação.

O Sistema, implantado em 2012, tem por objetivo harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal em todos os municípios do Rio Grande do Sul.

* Reportagem do jornalista Jacson Miguel Stülp, da Case Marketing

Case Marketing/Jacson Miguel Stülp