Três turmas do Alfa começaram as aulas em Sinimbu

Publicado 18/04/2017 00:00
Atualizado 18/04/2017 14:42
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Abertura do programa aconteceu ontem, dia 17, em Pinhal Santo Antônio, Linha Almeida e Alto Sinimbu.

O município de Sinimbu passou a contar com três turmas do Programa Alfa. A abertura do programa aconteceu ontem, dia 17, em três localidades, com a presença de autoridades e pessoas ligadas ao Programa. As aulas acontecerão três vezes por semana até o mês de setembro no Pinhal Santo Antônio, em Linha Almeida e em Alto Sinimbu.

O Alfa é desenvolvido através de uma parceria entre o - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -, Sindicato Rural, STR - Sindicato dos Trabalhadores Rurais -, e Prefeitura de Sinimbu. O supervisor regional do Senar, Ricardo de Almeida, esteve presente na abertura do programa na região serrana de Sinimbu e destacou que o objetivo do Senar é levar cursos para o interior dos municípios. Ele falou de outros cursos já realizados no Pinhal Santo Antônio e se colocou a disposição das entidades parceiras para o que for necessário.

A assistente social do STR, Salete Faber, frisou que sozinho ninguém chega a lugar nenhum e que a prova disso é o envolvimento das demais entidades parceiras. Ela citou as Secretarias de Saúde e Educação e o Centro de Referência em Assistência Social de Sinimbu, afirmando que o apoio dessas pastas deve ser exemplo para outros municípios. “São poucos os municípios que investem no transporte dos alunos como Sinimbu está fazendo”, ressaltou. “O Alfa vai além do processo de alfabetização. É um ato de sabedoria e integração com outras pessoas”, completou.

Já o presidente do STR, Renato Goerck, afirmou que atividades como o Alfa somente acontecem quando existem pessoas determinadas envolvidas. “Nada se constrói sozinho e nada acontece por acaso. O município de Sinimbu está de parabéns, pois não é em todos os lugares que o Alfa acontece. Esse ano temos três turmas em Sinimbu. Vamos aproveitar essa chance”, disse.

A secretária de Educação de Sinimbu, Mariane Panke, representando a prefeita Sandra Backes, desejou uma boa jornada aos participantes do programa e pediu que os mesmos tenham força de vontade para concluir a capacitação. “Que vocês tenham sempre em mente a importância do conhecimento e da troca de experiências. Nós como Poder Público só temos que apoiar ações e atividades como essas”, destacou.

Saiba Mais

O Programa Alfa é desenvolvido em Sinimbu através da parceria com entidades parceiras (Senar – Sindicato Rural – STR) e Poder Público. O objetivo do programa é alfabetizar pessoas maiores de 18 anos que não sabem ler e escrever e melhorar o aprendizado daqueles que tiveram oportunidade de estudar apenas até a 4ª série.

Na localidade de Pinhal Santo Antônio as aulas acontecem no turno da tarde, ministradas pela professora Neli Lemos, conhecida também como Chica. Já na localidade de Linha Almeida quem ministra as aulas é a professora Jussaza Zanus, no turno da noite. No Alto Sinimbu, os participantes do Alfa também têm aulas no turno da noite, com a professora Maria Henn. Ambas as turmas contarão com a supervisão da coordenadora regional do Alfa Lilian Carvalho.

Pinhal Santo Antônio terá as aulas no turno da tarde.

Participantes já iniciaram o aprendizado em Alto Sinimbu.

Alunos compareceram a abertura do Programa na Linha Almeida.