Administração Municipal avalia os primeiros 100 dias de governo


Publicado 12/04/2017 13:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento,Secretaria de Obras e Trânsito Municipal,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag

Ações foram apontadas pelas Secretarias e planos de trabalho foram apresentados.


A equipe da Administração Municipal de Sinimbu se reuniu no final da tarde de terça-feira, dia 11, para avaliar os primeiros 100 dias de governo. A prefeita Sandra Backes conduziu o encontro no qual foram apontadas as ações realizadas por cada Secretaria. Planos e metas também foram estipuladas para o decorrer do ano.

Segundo a prefeita, o sufoco do início do mandato passou e agora a equipe precisa planejar o trabalho que será desenvolvido. “Encontros como esse são importantes para avaliarmos situações, conversar sobre problemas e buscar soluções conjuntas. Isso deve se repetir uma vez por mês daqui para frente”, pontua.  

Participaram da reunião, o vice prefeito e também secretário de Obras e Agricultura, Claus Wagner; a secretária de Saúde e Bem-Estar Social, Sinara Dhiel; secretária de Educação, Cultura e Turismo, Mariane Panke; e secretário de Administração e Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho. Durante os debates, todos os secretários destacaram o bom dialogo e relacionamento com suas equipes, frisando que isso faz a diferença para o bom andamento do trabalho.

O vice prefeito aproveitou o encontro também para projetar alguns objetivos e metas nas Secretarias em que está a frente. Ele destacou que o esforço de cada Secretaria na contenção de despesas está contribuindo decisivamente para viabilizar investimentos nas comunidades, além das obras programadas. Além disso, Claus relatou as dificuldades que teve com as estradas em péssimas condições e o maquinário em mau estado de conservação. “Estamos com muitas dificuldades nesse início, mas no decorrer dos próximos 30 dias devemos ter atendido os pontos de maior necessidade”, avalia.

Ele também falou da necessidade de melhorar a sinalização do trânsito no centro da cidade. Claus disse que, ao contrário do que aconteceu no início deste ano, em 2018 espera estar com as estradas em dia no início do ano letivo.

Ao final do encontro, a prefeita Sandra Backes pontuou alguns investimentos que precisarão ser trabalhados a partir de agora. Ela citou o programa do calcário e horas máquinas, na Secretaria de Agricultura; a revisão das diretrizes urbanísticas e a atualização do cadastro imobiliário, na Secretaria de Planejamento; a criação do Programa Valorize Sinimbu, Peça Nota, na Secretaria de Finanças; e as primeiras ações do Plano Municipal de Saneamento no eixo distribuição de água e esgotamento sanitário.

 

O que é destaque em cada Secretaria

OBRAS E AGRICULTURA:

Na Secretaria de Obras, Claus Wagner, destacou a recuperação gradual das máquinas e caminhões. Ele também citou a melhoria em acessos às propriedades, que segundo ele, tinham necessidade de reparos urgente; além da recuperação dos pontilhões.

Já na Secretaria de Agricultura, Claus destaca a parceria com a Emater; a renovação do Programa de Recuperação do Solo, com a distribuição de calcário; a colocação em prática do programa de incentivo de horas máquinas aos agricultores; além de manter e buscar melhorias nos demais programas da Secretaria. O secretário destaca que na sequência deve ser estudado uma parceria também para as agroindústrias, para que de forma objetiva e prática, o município possa auxiliar na criação e instalação de novas empresas no segmento.

Claus também se reportou a perfuração dos poços artesianos em Linha Almeida, Linha Cinco, Pinhal Santo Antônio e Linha São João – este que deve ser perfurado na sequência. “É uma parceria com o Governo do Estado de alto custo, mas extremamente necessária e importante ao município”, frisa.

EDUCAÇÃO:

A secretária de Educação, Mariane Panke, por sua vez ressaltou o trabalho e o esforço que a equipe realizou na reorganização da estrutura escolar, com realocação de professores, estagiários e monitores para dar início ao ano letivo. Dentre os objetivos alcançados, Mariane destacou que estão em sala de aula todas as crianças de quatro a seis anos. Ela também se reportou aos programas Eja e Cemeja, além do Alfa que recomeça na próxima semana.

Outro avanço na Secretaria foi a aquisição de uma biblioteca pelo Pnae, com 417 livros destinados a Educação Infantil. Recolhimento, revisão e devolução de todos os computadores dos laboratórios de informática de escolas, além da organização de um laboratório com 10 computadores na escola Nossa Senhora de Fátima e a entrega de dois computadores e cinco netbooks na escola Carlos Boettcher Filho, também foram citados pela secretária de Educação.

Mariane ressalta ainda que o melhor aproveitamento dos veículos da educação e o aproveitamento dos quatro ônibus escolares do programa Caminhos da Escola se tornaram importantes, a medida que a reorganização dos alunos para escolas próximas a suas residências se tornou uma necessidade. O controle na entrega de passagens escolares também tem importância fundamental quando a Secretaria trata de qualidade no transporte escolar. “Temos alguns problemas ainda, mas com o passar do tempo temos a certeza de que vamos oferecer um transporte escolar de qualidade aos nossos alunos”, finaliza Mariane.

A secretaria destacou ainda o trabalho da Banda Municipal e do Coral. Ela falou também da parceria da Secretaria de Educação juntamente com o Cras para a organização de eventos a nível municipal.

SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL:

A secretária de Saúde, Sinara Dhiel, em sua pasta, ressalta como importante avanço na saúde do município a vinda de um cardiologista que atende a população uma vez por semana no Posto de Saúde Central. Sinara também destaca a importância do Prontuário Eletrônico, recém concretizado; o funcionamento do sistema de agendamento de consultas; e a conclusão do projeto para a implantação de mais uma Estratégia de Saúde da Família, dessa vez junto ao Posto de Saúde no centro de Sinimbu. “Reorganizamos a estrutura e remanejamos alguns funcionários. Buscamos ainda o efetivo atendimento a todos que necessitam de atendimento na área da Saúde”, explica a secretária.

Sinara também responde pela Assistência Social, na qual várias atividades fazem parte do dia a dia da equipe, como Atividades do Programa de Atendimento Integral à Família, cursos em parceria com o Senar e eventos promovidos pelo Cras (Dia da Mulher, Carnaval da Terceira Idade, Decoração de Páscoa, etc.). Outro trabalho destacado pela secretária é o lançamento da Campanha do Agasalho de 2017 e o início de atividades do Paif na Água Fria.

ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E PLANEJAMENTO:

Já o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho, destaca que em sua pasta vários setores já passaram por modificações e em breve outros ainda passarão por mudanças. “É um trabalho lento e não visível aos olhos da comunidade. No entanto, muito importante para o bom andamento dos trabalhos. Devo destacar a contratação de uma empresa no suporte jurídico à Administração, bem como uma empresa especializada na área de projetos, encarregada na elaboração dos mesmos e na busca de recursos”, afirma.

Na área financeira, Carlos lembra que existem gargalos que precisam ser superados, quando se fala em folha de pagamento. “Sabemos que se não houver uma mudança significativa, Sinimbu no médio prazo terá dificuldades com o pagamento do funcionalismo”, completa.

O secretário ressalta: “O administrador público nem sempre pode fazer tudo que aos olhos da comunidade parece ser certo ou justo. Ele apenas pode fazer o que a lei lhe permite, ao contrário das outras pessoas que fazem tudo aquilo que a lei não lhes proíbe”. Carlos afirma ainda que o agrupamento de Secretarias, uso limitado de CCs, redução de horas extras e controle rigoroso em diárias é um fator importante para dar folego financeiro e garantir o trabalho intenso dessa administração.

Outro compromisso que a Secretaria de Finanças deve assumir a partir de agora é a elaboração do Plano Plurianual, o qual dará uma melhor dimensão dos investimentos possíveis no município nos próximos anos. “Para tanto, deve ser criado um roteiro de reuniões e audiências com a comunidade para definir os principais investimentos”, finaliza o secretário.

Aline Haag
Encontro ocorreu no final da tarde de terça-feira, dia 11.
Encontro ocorreu no final da tarde de terça-feira, dia 11.