Deu água: equipe concluiu a perfuração do poço em Pinhal Santo Antônio

Publicado 12/04/2017 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Obras e Trânsito Municipal,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Amostras de água já foram coletadas para a realização do teste de qualidade da mesma.

A comunidade do Pinhal Santo Antônio já pode comemorar. A perfuração do poço artesiano na localidade está concluída desde segunda-feira, dia 10. A equipe da Administração Municipal esteve no local conferindo o término dos trabalhos, bem como coletando água para a realização dos testes de qualidade da mesma. A expectativa agora é pelos resultados das análises da água, bem como laudo final da SDR – Secretaria de Desenvolvimento rural, Pesca e Cooperativismo – do Estado .

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, e o vice prefeito e também secretário de Obras e Agricultura, Claus Wagner, comemoraram a conclusão dos trabalhos. “Durante muito tempo houve a expectativa da comunidade por uma solução no problema da água no Pinhal. Essa semana conseguimos chegar no ponto em que a vazão da água é boa. Agora nos cabe realizar uma nova etapa, na qual serão necessários novos investimentos”, destaca Claus. “Nosso objetivo é atender a necessidade da comunidade e poder oferecer água de qualidade aos moradores da região serrana. Não vamos desistir enquanto a obra não estiver finalizada”, completa.

O biólogo da prefeitura de Sinimbu, Maikel Raenke, coletou as amostras de água e disse que agora a mesma passará por análises na Central Analítica da Unisc. “Essa análise deve levar em torno de oito dias. Aparentemente a água é boa e de qualidade, mas somente as análises irão confirmar isso. A água coletada passará por análises físicas, químicas e bacteriológicas”, explica Maikel.

PRÓXIMOS PASSOS

Depois de confirmada a qualidade da água e com os resultados das análises em mãos, a Administração Municipal aguardará ainda o laudo final que será fornecido por um geólogo da SDR. Esse laudo será emitido após relatório da conclusão dos serviços da equipe que trabalhou na perfuração do poço.

Na sequência, haverá o teste de vazão para saber exatamente qual a capacidade de abastecimento do poço. Posteriormente o município irá trabalhar na construção da rede de água.

Sobre o poço

A perfuração do poço artesiano no Pinhal Santo Antônio começou em ainda em 2016, quando uma máquina cedida pelo Governo do Estado perfurou até a profundidade de 300 metros e não encontrou água. No início deste ano, a obra foi retomada através da cedência de uma nova máquina da SDR, que poderia perfurar o solo até 1 mil metros de profundidade.

Na metade do mês de fevereiro, a obra teve que ser interrompida, pois parte do solo cedeu no local onde estava sendo perfurado o poço. A perfuração já havia atingido 388 metros, mas teve que ser recomeçada em novo local.

Com o reinício da perfuração, na manhã de segunda-feira, a equipe da SRD atingiu a profundidade de 732 metros, encontrando água. Porém, a mesma brotou suja e as astes de perfuração tiveram que ser removidas até os 462 metros de profundidade. Neste ponto, a água começou a brotar limpa e, segundo o biólogo da prefeitura, aparentemente com qualidade.

Frascos com água do poço recém perfurado já foram enviados para análise.

Água limpa jorrou a 462 metros de profundidade.